Walmart reconhece nova certificação do Alasca; mudança não afeta venda no Brasil

Walmart reconhece nova certificação do Alasca; mudança não afeta venda no Brasil

13 de fevereiro de 2014

Crédito da imagem: Walmart


Após meses de discussões acerca da metodologia de certificação de sustentabilidade adotada pelas indústrias de pesca do Alasca, depois que estas cancelaram o vínculo que tinham com a Marine Stewardship Council (MSC), a matriz do Walmart nos EUA declarou oficialmente que vai continuar comprando produtos do Estado graças ao compromisso assumido de assegurar a sustentabilidade da produção pesqueira local.


O Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI) assinou novo contrato, no começo de 2013, com a Responsible Fisheries Management (RFM) e passou a seguir as regras do TSC (The Sustainability Consortium, ou Consórcio de Sustentabilidade, em uma tradução livre do termo ). O governador do Alasca, Sean Parnell, anunciou em 24 de janeiro que ambos haviam chegado a um acordo e em seguida o Walmart afirmou oficialmente que passou a reconhecer os princípios da nova certificadora.


De acordo com nota da varejista americana, a aprovação se segue a um processo de quatro meses conduzida pelo TSC para atestar a credibilidade do programa de sustentabilidade que pretende promover a gestão da pesca mais sustentável. O jornal inglês The Guardian recentemente relatou que representantes de ASMI e vários funcionários do Estado trabalharam com o Walmart e o TSC, incluindo uma visita de uma delegação à sede, em Bentonville, Arkansas, em setembro de 2012. Recentemente, o Walmart enviou uma delegação para o Alasca para continuar as discussões para esclarecer aspectos do programa de Certificação de Gestão da Pesca Responsável.


“Esta é realmente uma boa notícia para as dezenas de milhares de pescadores e trabalhadores do Alasca que são comprometidos com a pesca sustentável. Estamos felizes que o Walmart tenha  decidido aceitar os nossos esforços de sustentabilidade e a certificação RFM, satisfazendo as suas políticas sustentáveis ??de abastecimento”, disse o porta-voz do ASMI, Tyson Fick.


E no Brasil?


O Seafood Brasil entrou em contato com o Walmart Brasil, que em nota oficial garantiu que a mudança não afeta a comercialização de pescado no Brasil. “Hoje, o Walmart Brasil comercializa salmão do Chile e também salmão selvagem do Alasca, com certificação da MSC. A empresa acredita que o estabelecimento de critérios de sustentabilidade para a cadeia de pescado trará diretrizes e abrirá oportunidades para que outros programas sejam desenvolvidos com o mesmo fim.”


O Walmart Brasil também apoia iniciativas locais, como é o caso da comercialização da tilápia produzida no Baixo Sul da Bahia. “O trabalho em conjunto entre o Walmart e a Coopecon, por meio da parceria com o Clube dos Produtores, tem como objetivo dar acesso aos produtores, ao mercado de varejo, por meio das lojas do Walmart Brasil”, diz a rede em nota. “O clube também contribui para fixação dos pequenos e médios produtores em suas propriedades, desenvolvendo seus negócios, e possibilitando o aumento da rentabilidade.


Na outra ponta, os clientes dos supermercados também são beneficiados com qualidade, frescor e preço baixo, além de respeito pelas práticas agrícolas sustentáveis.”


O que é TSC?

O Consórcio de Sustentabilidade (TSC)  é uma organização de diversos participantes globais que trabalham de forma colaborativa para construir uma base científica que impulsiona a inovação para melhorar a sustentabilidade de produtos de consumo. O TSC ditou as regras para o novo programa de certificação RFM, que analisou a pesca do Alasca durante um ano e atestou os padrões sustentáveis, além de ser considerado mais viável para os produtores locais.

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