Feira do Peixe será realizada em Itajaí, no sábado (2)
Pesca

Feira do Peixe será realizada em Itajaí, no sábado (2)

Ao todo, 10 toneladas de peixe serão distribuídas gratuitamente à população

27 de junho de 2022

Após dois anos, a Feira do Peixe voltará a ser realizada em Itajaí (SC), no sábado (2), em celebração o Dia do Pescador. A segunda edição do evento é promovida pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca).
 
Ao todo, 10 toneladas de peixe serão distribuídas gratuitamente à população, entre tainha, anchova, sardinha, palombeta, corvina e outros pescado, como destaca o portal da prefeitura. O evento acontece das 11h às 16h30 no espaço externo do Centreventos. Além da gastronomia, haverá atrações musicais e recreação infantil. 
 
A festa terá 37 tendas de entidades e secretarias do município, que distribuirão pescado em diferentes modos de preparo. Os peixes foram doados por indústrias e amadores de Itajaí e região. A expectativa é que entre 20 e 30 mil pessoas participem do evento neste ano.
 
"A pesca está no DNA de Itajaí, o maior polo pesqueiro industrial do Brasil. A retomada da Festa do Peixe mostra a grandeza e a força desse setor que acolhe e cresce com a comunidade de Itajaí", fala o presidente do Sindipi, Jorge Neves.
 
Para o secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, a Festa do Peixe tem o DNA de Itajaí, traz de volta toda a origem da cidade, que vem do rio, do mar e especialmente da pesca. “É um prazer ajudarmos a realizar essa festa que em uma importância muito grande, pois conecta as pessoas com a cidade e com o pescado”, destaca.
 
Polo pesqueiro
A Festa do Peixe faz parte da Semana do Pescador, instituída oficialmente no calendário do Município, e encerra as comemorações do aniversário de 162 anos de Itajaí.
 
Com aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescado congelado e a maior enlatadora de pescado da América Latina, Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil e é referência em tecnologia, inovação e qualidade na pesca. O setor também representa o segundo PIB da cidade.
 
“A Festa do Peixe é uma forma do Município homenagear os pescadores e o setor pesqueiro, tão importante para a economia de nossa cidade. É um evento único no país, que distribuirá gratuitamente à população 10 toneladas de pescados. Quero agradecer a todas as empresas e entidades que contribuíram para realização da festa”, ressalta o diretor executivo de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Silveira.
 
Creditos: Prefeitura de Itajaí
 

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3