Grupo de Israel apresenta projeto para cultivo de peixes no Paraná
27 de agosto de 2013
Crédito da imagem: iStockphoto
O Paraná poderá receber um projeto de piscicultura, com tecnologia israelense, que promete uma revolução nos padrões de cultivo de peixes, em especial a tilápia.
A intenção do projeto é cultivar em cinco represas localizadas ao longo do Rio Paranapanema, que vai desde o município de Ribeirão Claro até Alvorada do Sul, na divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo.
A empresa israelense trabalha com sistema de produção integrada à indústria, ou seja, trabalha com o pescado desde o cultivo e engorda do peixe, até o processo de filetagem e a comercialização dos produtos. Ao governo do Paraná o projeto prevê a parceria para a organização, capacitação e treinamento dos produtores, ou seja, um incentivo ao setor pesqueiro local.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse em comunicado: “Temos interesse em discutir o projeto e ver como podemos compatibilizar esse momento favorável a investimentos com o clamor de produtores e prefeitos do Norte Pioneiro que querem encontrar alternativas que forneçam outra renda para os agricultores”.
Segundo o deputado Abelardo Lupion, que esteve na audiência entre os empresários israelenses e o Ministério de Pesca, a pasta tem um orçamento em torno de R$ 2 bilhões e está disposta a aplicar parte desses recursos em projeto de piscicultura no Paraná.
cultivo, Israel, Israelenses, Paraná, projeto, tilápia