Open Tuna vai à Espanha para disputar Tuna Awards 2021
Pesca

Open Tuna vai à Espanha para disputar Tuna Awards 2021

Tuna Awards reconhece iniciativas que contribuem com a inovação na indústria do atum mundial

10 de setembro de 2021

arroba publicidade
O projeto Open Tuna foi selecionado entre os 3 finalistas da premiação Tuna Awards 2021 na categoria Sustentabilidade. O Tuna Awards reconhece iniciativas que contribuem com a inovação na indústria do atum mundial. O resultado final será anunciado no dia 13 de setembro, durante a X Conferência Internacional do Atum, em Vigo, Espanha.
 
Membro da Aliança do Atlântico para o Atum Sustentável, Rodrigo Hazin, conta que o reconhecimento do potencial do Open Tuna no Tuna Awards será um passo significativo para o sucesso do projeto brasileiro. “Todos os participantes da iniciativa Open Tuna (empresas da Aliança do Atlântico para o Atum Sustentável - AAAS, Oceana, Global Fishing Watch, Projeto Albatroz, Fundação Pró-Tamar, UFRPE e Paiche Consultoria) acreditam fortemente no potencial dos projetos como desencadeadores de mudanças profundas e significativas no cenário da pesca sustentável no Brasil”, destacou.
 
Conforme ele, o Brasil sempre esteve distante das discussões internacionais sobre a sustentabilidade na pesca e esse prêmio internacional é um sinalizador de que iniciou-se uma jornada “pelos caminhos corretos”. 
 
“Acreditamos na sinergia das ações conjuntas, no compartilhamento de responsabilidades e no impacto coletivo que podemos gerar. Com a visibilidade alcançada pelo prêmio, poderemos alcançar novos parceiros, novas oportunidades e nos comunicar melhor com aqueles que podem seguir o mesmo caminho, mas ainda não sabem como começar”, explicou Cintia Myiaji, diretora da Paiche Consultoria.
 
Para Hazin, com o evento reunindo principais players da indústria atuneira mundial, o Brasil deve mostrar seu pleno potencial para alcançar um lugar de destaque como uma liderança na promoção de melhores práticas em prol de uma pesca sustentável nos seus aspectos ambientais, econômicos e sociais.
 
Tuna Awards 2021 
 
O Tuna Awards é uma competição que visa aumentar o valor do setor do atum e tornar sua evolução constante e visível, recompensando e promovendo, por meio do reconhecimento, os esforços de inovação empresas através de duas categorias:
 
Sustentabilidade: categoria que visa reconhecer projetos de desenvolvimento sustentável que promovam a sustentabilidade ambiental (exploração de recursos, ação climática, produção responsável e consumo).
 
Transição 4.0: categoria que visa reconhecer empresas com projetos na área de digitalização e tecnologias 4.0.
 
Open Tuna
 
Apresentado ao setor em abril deste ano, a Iniciativa Open Tuna reúne um conjunto de inciativas, sendo que a primeira divulgada ao público foi uma plataforma, desenvolvida em conjunto com a Oceana e Global Fishing Watch, que busca uma maior transparência dos dados de capturas das pescarias comerciais de atuns. 
 
O portal traz um compilado de dados sobre os mapas de bordo de 14 embarcações vinculadas ao projeto. Embora seja um número baixo de embarcações, elas são grandes exportadoras.
 
 
O Open Tuna foi impulsionado por empresários exportadores de atum e criadores da Aliança do Atlântico para o Atum Sustentável, também reúne a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as organizações não governamentais Projeto Albatroz e Fundação Pro-Tamar, e a empresa de consultoria Paiche. O grupo se juntou para promover a sustentabilidade da pescaria por meio da modernização da coleta e sistematização de informações, transparência, adoção de medidas para melhorar as práticas a bordo visando reduzir as capturas acidentais, rastreabilidade e valorização dos diferenciais de sustentabilidade no mercado do pescado.(saiba mais aqui).
 
 

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3