Painel discute a equidade de gênero na aquicultura
Aquicultura

Painel discute a equidade de gênero na aquicultura

12 vozes femininas falarão sobre o papel e as contribuições das mulheres para o setor, durante a 11ª Aquishow Brasil

13 de maio de 2022

arroba publicidade
A busca por equidade de gênero é uma luta feminina em diversos segmentos da sociedade. E, na aquicultura, não é diferente. 
“Houve um tempo em que a aquicultura era uma atividade predominantemente masculina. Encontrar mulheres em atividades ou mesmo em eventos do setor era raríssimo. Hoje, a participação feminina tem se tornado crescente e será, em breve, reconhecida como fundamental”, acredita Marilsa Fernandes, uma das organizadoras da 11ª Aquishow Brasil.
 
Marilsa explica que essa conquista é possível e necessária. Segundo ela, o evento pretende mudar o conceito de que a mulher é sempre figurante no agronegócio, dando a devida importância e valorizando o trabalho sério e bem feito das profissionais da área.
 
O painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”, será realizado no dia 24 de maio, das 15h35 às 17h05, e contará com a participação de 12 vozes femininas (veja a lista completa abaixo).
 
Essas mulheres foram escolhidas por suas contribuições para o desenvolvimento da aquicultura nacional em diferentes regiões do Brasil e em diferentes etapas da cadeia produtiva, como produção, comercialização e organização do setor de pescados.
 
“A economia do futuro, necessariamente, passa pela visão feminina, mas ainda é preciso realizar mais debates e ampliar a compreensão pelas próprias mulheres de que podemos ser, também, protagonistas de nossas histórias”, afirma Marilsa.
 
Participantes do painel:
 
·        Ana Carolina De Barros Guerrelhas, bióloga e sócia-diretora da Aquatec e da Genearch Aquacultura.
·        Claudia Kerber, médica veterinária e sócia-proprietária da Redemar Alevinos (Ilha Bela/SP)
·        Ilce Santos Oliveira, bióloga e assessora especial de Aquicultura e Pesca do Governo do Estado de Rondônia
·        Josiani Demori Raposo, piscicultora e gerente-administrativa do Grupo Peixe Bom (Panorama/SP)
·        Juliana Lopes, zootecnista e coordenadora de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA)
·        Katia Mastroto, piscicultora, proprietária do Filés Mastroto e diretora da Associação de Piscicultores de Presidente Epitácio e Região (ASPIPER) e da cooperativa Mulheres à Frente.
·        Larissa Ramos, piscicultura, diretora da Cooperativa Aquícola Cana Brava  (AQUIBRAVA) e consultora de agronegócio no banco Sicoob
·        Lícia Maria Lundstedt, bióloga e chefe-adjunta de Centro de Pesquisa na EMBRAPA Pesca e Aquicultura (Palmas/TO)
·        Márcia Regina Machado Fragoso Bussons, zootecnista e gerente de produção da Fazenda Dona Branca (Casimiro de Abreu/RJ)
·        Marilaine Del Pintor Sanches, farmacêutica e diretora-executiva da Piscicultura Piracema (Maringá /PR)
·        Miyuki Hyashida, piscicultora e Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins
·        Ofélia Maria Campigotto, Piscicultora e presidente da Associação dos Aquicultores do Município Gaspar (AQUIPAR) e da Associação Catarinense de Aquicultura  (ACAQ)
 
Aquishow Brasil 
      
A Aquishow Brasil será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP), de 24 a 27 de maio. Anteriormente, o evento era feito em Santa Fé do Sul (SP), mas, devido à expansão do setor e ao crescimento da própria Aquishow, a mudança de sede para uma cidade com mais infraestrutura foi necessária.
 
Além de atividades técnico-comerciais, como palestras e minicursos, o público poderá conferir 91 estandes, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.
 
Vale ressaltar que, no último dia (27/05), não haverá programação – apenas uma visita guiada aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP). Os participantes receberão alimentação e transporte, com saída de Rio Preto às 7h e previsão de retorno às 15h30.
 
A Aquishow Brasil é realizada pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
O evento ainda conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (ACIRP) e do Governo Federal, por meio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do (MAPA), além do patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
 
Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da feira. Interessados podem adquirir pacotes ou entradas avulsas, conforme as atividades escolhidas. 
 
SERVIÇO
O que: 11ª Aquishow Brasil
Quando: De 24 a 27 de maio de 2022
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Avenida Abelardo Menezes, s/nº, acesso pela Rodovia Washington Luís, Km 444, zona rural de Rio Preto, na região do antigo Instituto Penal Agrícola)
Ingressos e informações: www.aquishowbrasil.com.br
 
Créditos:Divulgação
 

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3