Acre: boas notícias da produção à comercialização

Acre: boas notícias da produção à comercialização

Peixes da Amazônia incrementa produção de alevinos e expande venda de pescado ao GPA; Estado aprimora legislação que regulamenta atividade

05 de janeiro de 2016

Os representantes do setor no Acre podem olhar para 2015 com satisfação. No ano passado o Estado se deparou com boas notícias na aquicultura e na comercialização, que mostram como a organização da cadeia produtiva de pescado na região está se aprimorando. Do ponto de vista ambiental e produtivo, o destaque foi na legislação que ordena a captura, produção e até exportação.

O governo acriano publicou uma instrução normativa que regulamenta a exportação do pirarucu. Outra medida foi a definição de uma política de cadastro e licenciamento da produção da espécie em cativeiro. 

No lado privado, o projeto da Peixes da Amazônia segue em expansão, como contou Fábio Vaz, diretor da empresa, à Seafood Brasil no ano passado. A produção de alevinos segue crescente e a novidade agora é uma safra de alevinos de pintado e tambaqui. "A prioridade é do consorciado, mas também teremos excedente e podemos enviar para Rondônia, Mato Grosso e outros Estados."

O objetivo era fechar 2015 com um aumento de 30% na produção de alevinos sobre o ano anterior. "Este ano teremos produção de 60 mil pirarucus, enquanto o pintado deve ultrapassar 1,300 milhão de exemplares", conta Vaz. "Outro projeto que em breve lançaremos é uma ração de qualidade para carnívoros, que por enquanto tem o nome de Ração Carnívoro Pirarucu", antecipa.

Da Amazônia ao varejo de SP

O Grupo Pão de Açúcar já compra, em bases semanais, o pescado produzido pelos consorciados e processado pela planta da Peixes da Amazônia próxima a Rio Branco. No último envio do ano, foram despachadas 12 toneladas de tambaqui e pintado para venda em São Paulo, segundo a empresa informou à Agência de Notícias do Acre.

O gerente de processamento do frigorífico, Jair Bataline, disse na nota que já foram enviadas ao grupo cerca de 70 toneladas de pescado desde o fechamento do contrato, em novembro. A previsão, conforme apurou a agência, é de que o contrato seja dobrado a partir deste mês de janeiro, quando a planta também passará a enviar cortes frescos a SP e Brasília.

Crédito da foto: Diego Gurgel/Secom Acre

Acre, Fábio Vaz, Jair Bataline, Peixes da Amazônia, pintado, Pirarucu, tambaqui, Tião Viana

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3