Aqua Nor comemora quatro décadas com foco em sustentabilidade
Aquicultura

Aqua Nor comemora quatro décadas com foco em sustentabilidade

Cerca de 690 expositores de 26 países mostraram o que há de mais moderno e inovador para a aquicultura no planeta

28 de agosto de 2019

arroba publicidade
A sustentabilidade foi o tema da solenidade de abertura da Aqua Nor 2019, feira internacional voltada para a indústria que as apresenta as últimas inovações na aquicultura mundial. Neste ano, o evento que aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto, em Trondheim, na Noruega, comemorou quatro décadas de realização.
 
Foram cerca de 690 expositores de 26 países ocupados em mostrar o que há de mais moderno e inovador para a aquicultura no planeta. O Brasil foi representado pelo secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Aquicultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa), Jorge Seif Jr.
 
De acordo com o Mapa, Seif declarou que o Brasil e a Noruega estão estudando a possibilidade de firmar uma cooperação técnica que facilite e promova o desenvolvimento da pesca, da aquicultura e da sanidade pesqueira brasileira. "É um dos maiores produtores de pescado do mundo, com tecnologia diferenciada tanto na área da pesca, como de aquicultura. Possui excelente sistema de defesa sanitária, incluindo alguns dos melhores laboratórios do mundo”, afirmou.
 
A equipe da Seafood Brasil também estava por lá para saber as novidades em tecnologia para a aquicultura. A cobertura especial da Aqua Nor 2019 poderá ser conferida na edição impressa da #31.  
 
 
Intensa programação
 
Na segunda-feira (19), a programação começou em mar aberto “off shore” na Ocean Farm 1, a maior estrutura em tanque-rede para o cultivo de peixes do mundo. O projeto foi desenvolvido na Noruega e construído na China, tem 110 metros de diâmetro e 68 metros de profundidade com um volume de 250.000 m3 para alojar 1,5 milhões de peixes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mais um tira-gosto da maior fazenda oceânica do mundo, a Ocean Farm 1, da @salmarsalmoncenter 😮

Uma publicação compartilhada por Seafood Brasil (@seafoodbrasil) em

19 de Ago, 2019 às 12:59 PDT
 
 
Veja mais vídeos e fotos da #expedicaonoruega em nosso perfil no Instagram. A equipe da Seafood Brasil viajou à Noruega a convite da Bacalhau da Noruega, marca da Seafood from Norway para o Brasil, e Innovation Norway.
 
A abertura oficial da Aqua Nor 2019 aconteceu na manhã da terça-feira (20), o evento recebeu diversas autoridades norueguesas, entre elas o príncipe Herdeiro Haakon e o ministro da Pesca da Noruega, Harald Tom Nesvik.
 
No mesmo dia também teve vista técnica às instalações da Aquagen, em Trondheim. A empresa integra o alemão EW Group, grupo do qual a brasileira Aquabel também passou a fazer parte em 2016. São os líderes mundiais em reprodução e melhoramento genético de formas jovens de diversas proteínas, no pescado representa 40% do mercado de salmão e, quer liderar o segmento dentro da tilapicultura mundial.
 
 
Seguindo a programação com seminários, o tema “Poluição por plástico - como a indústria da aquacultura pode contribuir para resolver o problema?" mostrou que há muita coisa que não sabemos sobre a origem dos detritos plásticos marinhos, a quantidade de resíduos e as conseqüências. O segundo dia ainda foi movimentado com a abertura oficial dos estandes e diversos programas.
 
Na manhã da quarta-feira (21),o evento de caridade: 4K for Ocean by Maritech - corrida e caminhada de 4 km - reuniu os visitantes. Os participantes passaram por uma experiência divertida e saudável, ao mesmo tempo, arrecadaram dinheiro para uma organização que trabalha para um litoral e oceano mais limpos e sustentáveis.
 
No decorrer do dia,workshops e eventos aconteceram em paralelo aos seminários, como “Sistemas de Armazenamento de Energia Limpos, Inteligentes e Competitivos em Aplicações Renováveis”, organizado pela Satema Moelv AS / Qinous GmbH, que levaram uma introdução ao fornecimento de energia híbrida para a indústria da aquacultura.
 
No penúltimo dia da feira (22), a programação seguiu diversificada: O simpósio “Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura”, organizado pelo Centro Norueguês de Pesquisas (NORCE) forneceu uma visão geral de seus projetos para apoiar a sustentabilidade na produção aquícola a partir de perspectivas interdisciplinares e transversais. Também foi atração a visualização em realidade aumentada da maior fazenda de peixes terrestres da Europa. A instalação em terra da Salmon Evolution será construída no município de Fræna, foi projetada pela Artec Aqua e produzirá  cerca de 100 milhões de salmão por ano.
 
A 40ª edição da Aqua Nor acabou na sexta-feira (23), entre as ações estava o “Aqua Nor Student Day”, organizado pela Fundação Nor-Fishing, NTNU Brohode Aquaculture 2050 e outros parceiros.  A experiência ofereceu aos estudantes um amplo conhecimento em diversas ações, como o mini seminário: “O que você vai ser quando crescer?” com apresentação de pesquisa e oportunidades de emprego nas áreas de pesquisa e inovação.

Aqua Nor 2019, aquicultura, Mapa, SAP, Seif Jr., Ocean Farm 1, Aquagen

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3