Aquicultura produzirá dois terços dos peixes consumidos em 2030, diz ONU

Aquicultura produzirá dois terços dos peixes consumidos em 2030, diz ONU

11 de fevereiro de 2014

Crédito da imagem: agricultura.sp


A aquicultura abastecerá cerca de dois terços do consumo global de peixes em 2030, afirmou o relatório, divulgado no último dia 5,“A pesca até 2030: Perspectivas para a Pescaria e a Aquicultura”, resultado de uma colaboração entre o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI, em inglês).  


O documento ressalta que a China é um mercado crescente no setor e, em 2030, ela deve consumir em torno de 38% da produção mundial de peixes. O Sul e Sudeste da Ásia, a China e o Japão sozinhos devem responder por 70% do consumo de peixes daqui a 16 anos. Por causa disso, esses países estão investindo na aquicultura para ajudar a atender a crescente demanda.


Segundo o diretor de Agricultura e Serviços Ambientais do Banco Mundial, Juergen Voegele, em comunicado, o relatório fornece informações valiosas para os países em desenvolvimento interessados em crescer as suas economias através da produção sustentável de peixes. Mas ele adverte, no entanto, que as medidas devem ser cuidadosamente pensadas para garantir que o recurso seja gerido de forma sustentável.


 "O fornecimento de peixe sustentável - produzi-lo, sem esgotar os recursos naturais produtivos e sem agredir o meio ambiente aquático precioso - é um enorme desafio", disse ele. "Nós continuamos a ver a colheita excessiva e irresponsável na pesca e na aquicultura, surtos de doenças, entre outras coisas, têm impactado fortemente a produção”, completou.

aquicultura, consumo, FAO, global, ONU, pescado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3