As vantagens do salmão
03 de julho de 2013
O salmão era um peixe raro na mesa do brasileiro, mas se popularizou nos últimos anos. O Chile investe muito e traz a maior quantidade de peixe para o Brasil, hoje mais de 90% do salmão fresco consumido aqui é chileno.
O aumento dos restaurantes japoneses também impulsionou o consumo de salmão, que se tornou também popular em diversas receitas.
O peixe é bastante saudável, e uma das maiores e melhores fontes de ômega 3, óleo natural que faz bem para o sistema cardiovascular e nervoso.
Rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes, favorecem o sistema de digestão.
Outra vantagem do salmão é que possui selênio, que tem função similar à vitamina E, ou seja, é um antioxidante que impede a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
O consumo estimula ainda a criação de colágeno no corpo, além de diminuir o colesterol ruim do organismo, que provoca entupimento de artérias, retenção de líquidos, acúmulo de gordura e flacidez.
Já o salmão selvagem é considerado ainda mais saudável, por conter menor teor de gordura. Em breve, o salmão selvagem do Alasca chegará ao Brasil, graças a empresas como a Damm e Noronha Pescados. Na última feira Sial, realizada em São Paulo na semana passada, as duas empresas lançaram seus produtos à base do salmão selvagem. Em breve, o Seafood Brasil publicará mais detalhes sobre essas iniciativas.
Para saber mais como se deu o processo de introdução do salmão no Brasil, leia a próxima edição da revista Seafood Brasil, em setembro.
[caption id="attachment_1325" align="aligncenter" width="605"]
