Associados do IFB atingem alta de 14,4% nas vendas em março
Food Service

Associados do IFB atingem alta de 14,4% nas vendas em março

Pesquisa é realizada pelo Instituto Foodservice Brasil e reúne 17 grandes redes de alimentação fora do lar que integram o IFB

09 de maio de 2024

O setor de alimentação fora do lar para os operadores vinculados ao Instituto Foodservice Brasil (IFB) fechou março de 2024 com o maior patamar de crescimento dos últimos tempos, o que corresponde ao aumento nominal nas vendas de 14,4% e real (descontada a inflação) de 9,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pela organização, que abrange 17 redes associadas.
 
No recorte da Sexta-feira Santa até domingo de Páscoa, essa evolução foi de 17,2%. Já na comparação com mesmas lojas, a alta nominal em março/24 foi de 10,8% em relação a março/23. No acumulado do ano, por sua vez, o crescimento total nominal foi de 11,5%.
  
O estudo também mostra que a participação do canal delivery representou 22,8% do total das vendas; em março de 2023, o índice era de 21,5%.
  
As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 12,9% na comparação com março do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 16,2%. 
  
Em relação ao número de transações, o aumento foi de 8,6% quando comparado ao mesmo mês de 2023. Já no acumulado do ano, o crescimento foi de 5,6%. 
  
Agora, quando se fala em ticket médio das redes, a evolução alcançou 2,7% no período de um ano, chegando a R$ 42,50 em março de 2024, contra R$ 41,40 em março de 2023.
  
Quanto ao número de lojas na comparação anual, o aumento foi de 2,1%, atingindo 7.096 unidades. Em março/24, foram abertos 16 estabelecimentos (6 em centros comerciais e 10 em lojas de rua). Por outro lado, 11 lojas foram fechadas (3 lojas em centros comerciais e 8 lojas de rua). Os quiosques, que representam locais comerciais compactos, com um ponto de atendimento e menu reduzido da marca, apresentaram aumento de 2,3%, conforme o mesmo período de 2023, chegando a 3.274 unidades contra 3.348 em março de 2024.
 
“Com o maior desempenho dos últimos tempos, esta edição reforça as perspectivas positivas em torno do foodservice que vínhamos discutindo há algum tempo. Afinal, estamos vivenciando um cenário econômico mais estável. O IDF é um importante indicador de vendas realizado exclusivamente com os associados do IFB e reúne análises que influenciam diretamente a performance do setor”, comenta Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.
 
Créditos da imagem: Canva

alimentação fora do lar, food service, IFB, restaurantes, Semana Santa

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3