Coluna da Embalagem | embalagens de pescado: um oceano de oportunidades!
Peixe é uma das demandas da sociedade em crescimento: pelo teor de proteínas, nutrientes, baixo teor de gorduras, pela saúde
22 de fevereiro de 2016
*por Assunta Camilo
Em 2015, pudemos observar, na Europa, vários movimentos em defesa da preservação da vida marinha, especialmente de peixes, como os que visam a regulamentação de períodos e regiões em que certas espécies de peixes devem ser intocáveis, a exemplo do programa Dolphin Safe.
Peixes sempre tiveram papel importante na alimentação de várias comunidades, sendo considerados uma das opções mais saudáveis. Por outro lado, se deterioram e contaminam muito facilmente. Daí a importância de boas embalagens e processos que garantam a adequada conservação de seus nutrientes.
Observamos inovações que propõem melhorar essa situação, como as embalagens que recentemente encontramos pela Europa. A rede francesa de supermercado Auchan está adotando embalagens de alumínio com abertura easy open (fácil de abrir) e sobretampa de plástico para garantir refechamento, no caso de não se consumir de uma só vez. Destacaria ainda nessa embalagem a impressão total, com tampa, fundo e laterais em alta definição. Assim, não importa a posição que fique no ponto de venda, o consumidor a perceberá. Além disso, mesmo em diferentes formas (algumas têm fundo bem arredondado, outras nem tanto), todas permitem empilhamento. A embalagem da marca Petit Navire, por exemplo, tem o formato cônico, o que garante o transporte entre a fábrica de latas para a operação de envase com maior eficiência.
Na Alemanha, a empresa Nixe entrega aos seus consumidores uma salada de atum com outros ingredientes já temperados no modo mexicano. A embalagem não é impressa, pois utiliza uma bandeja semirrígida, que é um padrão de mercado de food service com selagem em folha de alumínio. À embalagem primária são agregadas uma colherzinha embalada e uma luva de papel cartão bem impressa que se encarrega de fornecer todas as informações do produto. A rede Aldi, também alemã, aposta numa embalagem ainda mais simples e que não demanda grandes lotes mínimos de impressão para sua linha de marca própria. Optaram por selar com filme transparente e usar uma cinta plástica para identificação do produto, barateando a solução.
Na Áustria, a Inzersdorfer oferece um patê de truta numa bandeja também standard (padrão) na cor branca selada com folha de alumínio na mesma cor. A decoração é feita elegantemente com um rótulo autoadesivo do tipo bula, de tal forma que o consumidor possa encontrar receitas sobre ele para conhecer outros usos do produto.
Em todas as apresentações notamos o destaque dado às questões da preservação e aos cuidados da produção, assim como aos atributos do produto. Acreditamos que a opção pelo alumínio deva ter sido pela nobreza e leveza do material, assim como pelas possibilidades de impressão de boa qualidade, selagem em mesmo material ou em filme transparente, alternativas de decoração que diminuem os lotes mínimos e alta reciclabilidade.
Embalagens que atendem às tendências de consumo são melhores e promovem um mundo melhor para todos!
Sucesso a todos!
Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.
*Assunta Napolitano Camilo é Diretora da FuturePack – Consultoria de Embalagens e do Instituto de Embalagens – Ensino & Pesquisa. Articulista, professora e palestrante internacional de embalagens. Recebeu diversos prêmios, entre eles o de Profissional do Ano e o de Melhor Embalagem do Ano. Coordenadora dos livros: Embalagens Flexíveis; Embalagens de Papelcartão; Guia de embalagens para produtos orgânicos; Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros. (www.institutodeembalagens.com.br). Diretora do Kit de Referências de Embalagens e da obra Better Packaging. Better World (www.betterpackagingbetterworld.com).
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