Coluna da Embalagem | embalagens de pescado: um oceano de oportunidades!

Coluna da Embalagem | embalagens de pescado: um oceano de oportunidades!

Peixe é uma das demandas da sociedade em crescimento: pelo teor de proteínas, nutrientes, baixo teor de gorduras, pela saúde

22 de fevereiro de 2016

*por Assunta Camilo

Em 2015, pudemos observar, na Europa, vários movimentos em defesa da preservação da vida marinha, especialmente de peixes, como os que visam a regulamentação de períodos e regiões em que certas espécies de peixes devem ser intocáveis, a exemplo do programa Dolphin Safe.

Peixes sempre tiveram papel importante na alimentação de várias comunidades, sendo considerados uma das opções mais saudáveis. Por outro lado, se deterioram e contaminam muito facilmente. Daí a importância de boas embalagens e processos que garantam a adequada conservação de seus nutrientes.

Observamos inovações que propõem melhorar essa situação, como as embalagens que recentemente encontramos pela Europa. A rede francesa de supermercado Auchan está adotando embalagens de alumínio com abertura easy open (fácil de abrir) e sobretampa de plástico para garantir refechamento, no caso de não se consumir de uma só vez. Destacaria ainda nessa embalagem a impressão total, com tampa, fundo e laterais em alta definição. Assim, não importa a posição que fique no ponto de venda, o consumidor a perceberá. Além disso, mesmo em diferentes formas (algumas têm fundo bem arredondado, outras nem tanto), todas permitem empilhamento. A embalagem da marca Petit Navire, por exemplo, tem o formato cônico, o que garante o transporte entre a fábrica de latas para a operação de envase com maior eficiência.

Na Alemanha, a empresa Nixe entrega aos seus consumidores uma salada de atum com outros ingredientes já temperados no modo mexicano. A embalagem não é impressa, pois utiliza uma bandeja semirrígida, que é um padrão de mercado de food service com selagem em folha de alumínio. À embalagem primária são agregadas uma colherzinha embalada e uma luva de papel cartão bem impressa que se encarrega de fornecer todas as informações do produto. A rede Aldi, também alemã, aposta numa embalagem ainda mais simples e que não demanda grandes lotes mínimos de impressão para sua linha de marca própria. Optaram por selar com filme transparente e usar uma cinta plástica para identificação do produto, barateando a solução.

Na Áustria, a Inzersdorfer oferece um patê de truta numa bandeja também standard (padrão) na cor branca selada com folha de alumínio na mesma cor. A decoração é feita elegantemente com um rótulo autoadesivo do tipo bula, de tal forma que o consumidor possa encontrar receitas sobre ele para conhecer outros usos do produto.

Em todas as apresentações notamos o destaque dado às questões da preservação e aos cuidados da produção, assim como aos atributos do produto. Acreditamos que a opção pelo alumínio deva ter sido pela nobreza e leveza do material, assim como pelas possibilidades de impressão de boa qualidade, selagem em mesmo material ou em filme transparente, alternativas de decoração que diminuem os lotes mínimos e alta reciclabilidade.

Embalagens que atendem às tendências de consumo são melhores e promovem um mundo melhor para todos!

Sucesso a todos!

Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.

Pack - Assunta Camilo - Foto Leandro Andrade - peq

*Assunta Napolitano Camilo é Diretora da FuturePack – Consultoria de Embalagens e do Instituto de Embalagens – Ensino & Pesquisa. Articulista, professora e palestrante internacional de embalagens. Recebeu diversos prêmios, entre eles o de Profissional do Ano e o de Melhor Embalagem do Ano. Coordenadora dos livros: Embalagens Flexíveis; Embalagens de Papelcartão; Guia de embalagens para produtos orgânicos; Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros. (www.institutodeembalagens.com.br). Diretora do Kit de Referências de Embalagens e da obra Better Packaging. Better World (www.betterpackagingbetterworld.com).

Assunta Camilo, Dolphin Safe, embalagem, novidades em embalagens para pescado, pescado embalado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3