GenoMar inicia obras de centro para genética de tilápia em Tocantins
Centro de melhoramento será o primeiro com este formato para espécies de tilápia na América Latina
18 de agosto de 2020
A GenoMar Genetics anunciou nesta segunda-feira (17), que iniciou a construção do novo centro de melhoramento genético de tilápia em Monte do Carmo, em Tocantins. A nova estrutura faz parte do programa de investimentos contínuos da empresa, que distribui seus produtos sob as marcas GenoMar, Aquabel e AquaAmérica.
As obras do centro que que funcionará como um hub de pesquisa e desenvolvimento em formas jovens para todo o Brasil e América Latina, começaram em junho de 2020 e tem a previsão de iniciar as operações ainda no 1° trimestre de 2021.
Conforme a empresa, a localização no Estado está de acordo com sua política de estabelecer unidades produtivas em regiões com clima bastante favorável para a reprodução de tilápia, além das proximidades com a base de clientes.
A expectativa é que as novas instalações melhorem a infraestrutura de distribuição que a GenoMar já possui no Brasil e permitam a ampliação para outros países, como Colômbia e México. “Nós passamos os últimos dois anos no planejamento para este investimento e nossa equipe fez um trabalho fantástico, trazendo 20 anos de experiência prática em melhoramento de tilápia associado aos mais recentes conhecimentos e avanços em seleção genômica para maximização da eficiência do melhoramento genético, bem como projetos de biosseguridade consistentes”, disse em comunicado à imprensa Alejando Tola Alvarez, CEO da GenoMar Genetics Group.
Alvarez considera que o novo centro “será uma grande conquista para o grupo e toda a indústria de tilápia brasileira e latino-americana”. A percepção é apoiada nas pesquisas da empresa, que pretendem realizar uma “customização adicional de genótipos extremamente adaptados às condições locais de cultivo”. A produção local evita ainda, segundo ele, riscos de biossegurança decorrentes das importações de animais da Ásia ou de outros países.
A gestão do novo centro de reprodução e larvicultura ficou com a GenoMar Genetics Latin América. “Esse novo centro de melhoramento genético permitirá atender às nossas necessidades futuras de infraestrutura para gerenciar vários programas de melhoramento genético de tilápia e entregar genética superior para nossos clientes em um ritmo mais rápido de ganhos zootécnicos e econômicos”, destacou Diones Bender Almeida, Diretor da GenoMar Genetics Latino Americana.
alevinos, AquaAmérica, Aquabel, Genomar, GenoMar Genetics, tilápia