Mais de 85% do fruto do mar consumido nos EUA é importado, diz autor

Mais de 85% do fruto do mar consumido nos EUA é importado, diz autor

02 de julho de 2014

Crédito da imagem: McPig


Pesquisa de Paul Greenberg, autor do livro “American Catch: The Fight for Our Local Seafood “, chega com uma afirmação pertinente ao mercado:  "Mais de 85% do fruto do mar consumido pelos americanos é importado". E o Brasil, que já tem fatia desse mercado, pode ampliar ainda mais os negócios com os americanos.


“Embora a maioria dos nossos frutos do mar sejam importado, a pesca americana exporta cerca de um terço das capturas”, conta Greenberg em entrevista ao Marketplace.


"O Alaska é um grande produtor, enviam toneladas de salmão ao mundo. Na verdade, nós enviamos tanto salmão no exterior quanto nós importamos. A única coisa é, estamos enviando todo o salmão selvagem no exterior e importando produtos de aquicultura" , diz Paul.


Greenberg diz que a maior mudança foi a troca de ostras local para o camarão estrangeiro, pois os EUA perdeu seus estuários naturais produtivos e, então, se viu obrigado a comprar de produções estrangeiras, preferindo consumir o camarão. “Agora, os americanos comem mais quilos de camarão por ano do que o atum e salmão combinado”, completa o autor.


O Brasil pega uma boa parte nesse fatia. No ano de 2013, o país exportou 8,2 mil toneladas de pescado, gerando um valor de US$ 89.028.913, segundo dados do AliceWeb.


Porém os números de importação de pescado americano para o Brasil já são outros, no mesmo período, foram 1,8 mil tonelas, rendendo US$ 3.265.838. Os números da balança comercial mostram que o cenário é positivo para as companhias nacionais, e que a alta demanda abre ainda mais espaço para abocanhar outras fatias do setor.

85%, Estados Unidos, EUA, frutos do mar, pescado, seafood, USA

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3