Novo guia de consumo responsável de pescado põe badejo e cação na lista de sobrepesca

Novo guia de consumo responsável de pescado põe badejo e cação na lista de sobrepesca

Santos (SP) recebeu na noite da quarta-feira (25/03) um evento que celebra a reedição do Guia de Consumo Responsável de Pescado, uma iniciativa de estudantes e professores dos cursos de Oceanografia, Ciências Biológicas e de Publicidade e Propaganda da Unimonte. A primeira versão foi lançada em 2008 e, assim como nesta época, contou com o apoio do Projeto Pescador Amigo.

26 de março de 2015

arroba publicidade
Santos (SP) recebeu na noite da quarta-feira (25/03) um evento que celebra a reedição do Guia de Consumo Responsável de Pescado, uma iniciativa de estudantes e professores dos cursos de Oceanografia, Ciências Biológicas e de Publicidade e Propaganda da Unimonte. A primeira versão foi lançada em 2008 e, assim como nesta época, contou com o apoio do Projeto Pescador Amigo.

Inspirado no guia norte-americano Seafood Watch, o catálogo brasileiro traz uma lista de espécies que correm risco de extinção e aquelas que ainda podem ser pescadas sem trazer riscos ao ecossistema marinho. Para isso, foram criadas três categorias: Bom Apetite (sinal verde), para espécies abundantes, sem problemas de conservação ou cultivadas em cativeiro; Coma com Moderação (sinal amarelo), espécies com declínio na abundância devido à atividade pesqueira; Evite (sinal vermelho), espécies próximas à extinção em virtude do excesso de pesca; e Não, Obrigado! (sinal preto), espécies proibidas para consumo.

O guia tem duas versões, uma dobrável (de bolso) e uma on-line, que pode ser acessada aqui"Todos os dias, dezenas de espécies de pescado (peixes, crustáceos e moluscos) são capturadas para a alimentação humana e o comércio global. Em alguns casos, essa pesca acarreta danos ao meio ambiente ou está levando essas espécies à sobrepesca e à extinção. É por isso que a escolha responsável e consciente de quais tipos de pescado devemos consumir, é o primeiro passo que podemos dar no combate a degradação do nosso planeta", diz o material.

Guia_espécies

consumo responsável, meio ambiente, sobrepesca, sustentabilidade

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3