Polícia Federal investiga fraude envolvendo peixe chinês em Santa Catarina
11 de abril de 2014
Crédito da imagem: Ben Sutherland
A Polícia Federal (PF) começou ontem a Operação Poseidon nas cidades catarinenses de Itajaí, Itapema e Navegantes para investigar irregularidades de empresas de pescado na região relacionadas à importação de peixe chinês.
A operação, realizada com apoio do Ministério da Agricultura, recolheu produtos das empresas Vitalmar, JMS Indústria e Comércio de Pescados S.A., Costa Sul Pescados S.A., Pescados Quatro Mares Ltda., Indústria e Comércio de Pescados Dona Rose Ltda., Leardini Pescados Ltda. e M.S. Luzitania. A acusação que recai sobre todas as empresas é de embalar peixes de baixo valor como se fossem espécies nobres e, portanto, cujos preços de mercado são mais altos.
A PF vai recolher material dessas empresas para realizar análise de DNA, o procedimento será feito em laboratório do Distrito Federal.
Segundo o Ministério da Agricultura, a fraude avançou no país desde que houve aumento nas importações de peixe da China e do Vietnã.
“Na maioria das vezes, a motivação da fraude é de ordem econômica, ou seja, o estabelecimento que processa o pescado rotula seus produtos com a falsa denominação de espécies nobres, como o linguado, o congrio e o bacalhau, mas acaba embalando peixes de espécies de valor comercial muito inferior e às vezes de procedência duvidosa”, afirma o chefe da Divisão de Inspeção de Pescado do Mapa, Sidney Liberati, em comunicado.
China, Itajaí, Navegantes, Operação posseidon, peixe, PF, Polícia, Polícia Federal, santa catarina, SC, Vietnã