Recorde nas importações: Chile, China e Vietnã dominam exportações para o Brasil

Recorde nas importações: Chile, China e Vietnã dominam exportações para o Brasil

11 de julho de 2013

Crédito da imagem: Ines Hegedus-Garcia

Os dois países que mais exportaram peixe para o Brasil em 2012, Chile e China, continuam com uma presença forte no marcado brasileiro. Junto com esses, o Vietnã vem crescendo. Os três países juntos são os maiores exportadores de pescado para o Brasil de janeiro a maio de 2013, segundo o conselho do setor de pescado. A entrada de pescados no mercado brasileiro bateu recorde. Foram 198,6 mil toneladas.

Porém, em detrimento das altas nas importações, o Brasil tem um baixo número de exportação de pescado no mesmo período, foram apenas 14 mil toneladas, menos de um terço do que o país vendia há dez anos.

Os produtores dizem que a exportação foi baixa, pois a burocracia para  aquicultura ainda é grande e a frota de navios está obsoleta. O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, afirmou recentemente que está procurando soluções e quer diminuir a burocracia e conseguir fundos para a renovação da frota.

Crivella ressaltou que o Plano Safra  pode ajudar a melhorar a qualidade das embarcações nacionais."Nós temos visto que muitos barcos trazem peixes mal acondicionados e esmagados. Precisamos levar a boa notícia ao pescador de que o Plano Safra tem recursos para reformar as embarcações."

tabela importação


 

 

Brasil, Chile, China, importação, Plano, recorde, Safra, Vietnã

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3