Recorde nas importações: Chile, China e Vietnã dominam exportações para o Brasil

Recorde nas importações: Chile, China e Vietnã dominam exportações para o Brasil

11 de julho de 2013

arroba publicidade
Crédito da imagem: Ines Hegedus-Garcia

Os dois países que mais exportaram peixe para o Brasil em 2012, Chile e China, continuam com uma presença forte no marcado brasileiro. Junto com esses, o Vietnã vem crescendo. Os três países juntos são os maiores exportadores de pescado para o Brasil de janeiro a maio de 2013, segundo o conselho do setor de pescado. A entrada de pescados no mercado brasileiro bateu recorde. Foram 198,6 mil toneladas.

Porém, em detrimento das altas nas importações, o Brasil tem um baixo número de exportação de pescado no mesmo período, foram apenas 14 mil toneladas, menos de um terço do que o país vendia há dez anos.

Os produtores dizem que a exportação foi baixa, pois a burocracia para  aquicultura ainda é grande e a frota de navios está obsoleta. O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, afirmou recentemente que está procurando soluções e quer diminuir a burocracia e conseguir fundos para a renovação da frota.

Crivella ressaltou que o Plano Safra  pode ajudar a melhorar a qualidade das embarcações nacionais."Nós temos visto que muitos barcos trazem peixes mal acondicionados e esmagados. Precisamos levar a boa notícia ao pescador de que o Plano Safra tem recursos para reformar as embarcações."

tabela importação


 

 

Brasil, Chile, China, importação, Plano, recorde, Safra, Vietnã

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3