Tecnologia norueguesa pode revolucionar indústria de peixe branco

Tecnologia norueguesa pode revolucionar indústria de peixe branco

04 de fevereiro de 2014

Uma nova máquina de filetagem recém desenvolvida pode dar à indústria norueguesa de pescado um grande impulso na produção, principalmente, quando se fala de peixe branco. A nova tecnologia localiza os ossos de peixes, utilizando a tecnologia de raios-X.


fileteringAo contrário de salmão, peixe branco varia muito em tamanho e peso. Isto significa que, até agora, ninguém foi capaz de desenvolver uma máquina que pode filetar estes peixes, mas essa novidade pode resultar em um aumento positivo de processamento na indústria pesqueira da Noruega. A máquina é o resultado de um projeto de desenvolvimento dirigido pela Nordic Inovação, em parceira com o Sintef, órgão de pesquisa independente, além das companhias Marel, Faroe Origin e Noruega Seafoods.

O diferencial da máquina é obter o melhor do peixe com o menor desperdício, pois é complicado e demorado separar as partes do peixe branco, porque os ossos são difíceis de encontrar e remover e como resultado: três a sete por cento da parte mais valiosa do peixe é cortada desnecessariamente.

Pesquisadores da Sintef ICT têm realizado testes de raios- X no laboratório do Hospital Universitário de Oslo para saber mais sobre o local onde os ossos de peixes estão localizados. A tecnologia centra-se na análise de imagem e reconhecimento . A nova máquina localiza os ossos  de peixes utilizando a tecnologia de raios-X e o filés  com rapidez e a precisão de um poderoso jato de água. Isso significa que o peixe é garantido para ser desossado, com muito menos desperdício do que com filetagem manual.


"Processamento de pescado na Noruega, em breve se tornar uma coisa do passado, se o processo de filetagem não for automatizado e feito de maneira eficiente e rentável. É por isso que esta nova invenção é tão importante. Isso significa que podemos melhorar a qualidade e variedade de produtos de peixe fresco e manter a indústria forte em solo norueguês ", disse Marit Aursand, diretoor da SINTEF ICT em comunicado oficial.

[youtube height="HEIGHT" width="WIDTH"]http://www.youtube.com/watch?v=yrTI_s4uNbM" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

filetagem, filé, maquinário, Noruega, peixe branco, raio-x. jato. indústria, robô, tecnologia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3