Vendas do comércio sobem 6,1% no fim de semana da Black Friday
Dados do Serasa Experian revelam que é a primeira vez no ano que uma data comemorativa do varejo registra crescimento na comparação anual
03 de dezembro de 2020
As vendas em lojas de rua e shopping centers de todo o país no fim de semana da Black Friday (27 a 29 de novembro de 2020) tiveram aumento de 6,1%, com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday.
É a primeira vez no ano que uma data comemorativa do varejo registra crescimento na comparação anual. Também houve ligeiro crescimento de 0,6% na semana, de 23 a 27 de novembro, na análise com 25 a 29 do mesmo mês em 2019.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os números positivos mostram uma melhora no varejo no segundo semestre, tendência que havia sido indicada pelos resultados do Dia das Crianças. “A reabertura do comércio e o aumento da massa de renda da população, com a liberação da primeira parcela do 13º salário, ajudaram a registrar índices positivos pela primeira vez em 2020. A retomada das atividades econômicas se refletiu numa melhora gradual, até termos o dado da Black Friday”, diz Rabi.
O economista também faz um alerta. “Apesar do bom crescimento, o resultado é o pior dos últimos três anos, reflexo do atual cenário de desemprego alto e redução pela metade do auxílio emergencial. "A situação está melhor do que no início da pandemia, mas é preciso ter cautela e aguardar outros resultados para sinalizarmos uma retomada mais acelerada da economia”, finaliza Rabi.
Black Friday, Serasa Experian, varejo, vendas