Walmart lança projeto para avaliar a sustentabilidade dos frutos do mar

Walmart lança projeto para avaliar a sustentabilidade dos frutos do mar

17 de outubro de 2013

Crédito da imagem:  Walmart

A empresa de varejo americana Walmart trabalha em um projeto para avaliar programas de "frutos do mar sustentáveis", relatou o Alaska Journal. O projeto visa o desenvolvimento de critérios na avaliação para a proteção de diversas espécies. O trabalho começa a ser desenvolvido ainda em outubro.

O projeto tem apoio do Estado do Alasca, e de acordo com um e-mail de um porta-voz do Walmart, o Alaska Seafood Marketing Institute também participará do projeto, como confirmou o portal Undercurent News.

A sessão que decidiu o projeto foi feita em Atlanta e durou três horas. Participaram as eco labelers Marine Stewardship Council e a Friend of the Sea, e as organizações não-governamentais World Wildlife Fund e do Fundo de Defesa Ambiental da Nova Inglaterra e da baía de Monterey Aquários.

Proteção às espécies 

A World Wildlife Fund (WWF) já havia demonstrado preocupação com a sustentabilidade no mundo dos pescados. Em 2009, a empresa fez uma parceira com a Sysco (maior distribuidor de frutos do mar dos EUA),  para desenvolver uma estratégia e responsabilidades com frutos de origem marítima. A ONG avaliou o abastecimento das 10 espécies de frutos do mar da marca mais demandadas e planejou ações de proteção.

A sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente por parte dos consumidores e das empresas. Várias delas estão em busca de selos de sustentabilidade em seus produtos conferidos pela MSC. Em julho desse ano, por exemplo, o Seafood Brasil contou a história da marca holandesa Queens que conseguiu esse certificado em um de seus produtos congelados.

Até os restaurantes de pescado estão preocupados com a questão, para servir um peixe de qualidade ao cliente, mostrar a procedência e confirmar a pesca sustentável do produto, o restaurante Harney Sushi coloca em todos os seus pratos um QR Code comestível que leva a todas as informações necessárias, o aplicativo direciona o consumidor ao site da e NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) FishWatch, que mostra até a foto do pescador que tirou aquele peixe do mar.

Alasca, sustentabilidade, walmart, WWF

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3