Coisa ruim não melhora com controle de qualidade
Indústria

Coisa ruim não melhora com controle de qualidade

Este PAC traz o controle de matéria-prima, ingredientes e material de embalagem

Elane Cristine Correia Santose Luciana Lacerda e Renata Miranda de Carvalho - 05 de julho de 2023

Vamos te contar o segredo logo de cara! O sucesso da implantação desse PAC na indústria depende dos trabalhos anteriores a chegada da matéria-prima, ingredientes e embalagens ao estabelecimento.
 
Por isto, alguns quesitos são muito importantes como a auditoria, qualificação dos fornecedores e a validação de padrão do produto a ser recebido via ficha técnica para garantir maior conformidade na entrega.
 
Depois de qualificar os fornecedores, a recepção da matéria-prima e insumos na indústria é o momento em que grande parte da atenção deve estar focada, pois, é nela onde os protagonistas do processo entrarão no estabelecimento.
 
E antes mesmo dos itens serem descarregados, o processo de averiguação já se inicia na verificação documental que além da nota fiscal, ainda devem constar os documentos referentes às questões sanitárias e rastreabilidade, higiene dos caminhões e caixas de transporte.
 
Em relação à matéria-prima, a mensuração imediata da temperatura com termômetro de espeto e verificação visual de possíveis não conformidades como avarias e tamanho mínimo de captura ou do padrão de peso que foi validado na ficha técnica, já são parâmetros que podem ser avaliados no momento da descarga, facilitando o procedimento de recepção e possíveis retrabalhos nos casos de devolução de produtos fora do padrão. 
 
Alerta aos períodos de defeso de cada espécie, a equipe de recebimento deve estar treinada para fazer essa verificação! 
 
Tudo que foi citado acima deve estar descrito no PAC, assim como as condições de armazenamento e integridade das embalagens primárias e secundárias, dos ingredientes, insumos e aditivos, sempre prevendo as possíveis não conformidades, as ações corretivas e preventivas, as formas de monitoramento e verificações, assim como a forma de registro! 
 
Importante: Os estabelecimentos que recebem a matéria-prima direto da fonte produtora devem ter um Programa de Melhoria da Qualidade da Matéria-Prima para garantir que o fornecedor tenha controle sanitário e também deve ser citado no PAC. 
 
Lembre-se também de verificar se o programa prevê o registro dos insumos em formulário de acordo com a Instrução Normativa MAPA nº 49, de 14 de setembro de 2006.
 
E como dica diferenciada para terem mais assertividade na execução desse PAC, deixamos o ponto de atenção para a elaboração da ficha técnica do produto a ser recebido. Nela deve constar todos os detalhes referente ao padrão requerido, validado pela área responsável e que o fornecedor deverá atender para evitar recusas.
 
A construção de um trabalho de parceria, qualificação e padronização em conjunto com o fornecedor trará melhores resultados para ambos os elos, beneficiando a cadeia como um todo.
 
Vamos lá, juntos podemos transformar a realidade do nosso setor levando produtos de qualidade e frescor para as mesas dos consumidores.
 
Esperamos vocês nas próximas edições e já sabem, caso precisem de suporte técnico, podem entrar em contato conosco em um dos nossos canais, que teremos o maior prazer em atendê-los.
 
Este artigo faz parte da série: Desmistificando os programas de autocontrole e quais os principais pontos a serem atendidos. Clique aqui e veja mais.
 
Sobre a Equali-Z
 
 
E-mail: qualidade@equali-z.com, luciana.lacerda@equali-z.com ou elane.correia@equali-z.com
 
Créditos: Canva
 

Sobre Elane Cristine Correia Santos
 
  • Consultora Técnica Comercial (Equali-z | EC Consultoria). Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 12 anos de experiência na cadeia de pescado (frescos, congelados, salgados seco e sushi) / GPA - produção, indústria, inspeção, distribuição, varejo, estratégias de venda, marketing, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos/equipamentos. elane.correia@equali-z.com
 
Sobre Luciana Lacerda
 
  • Zootecnista, fundadora da Equali-z, empresa especializada em Qualidade de processos e produtos. luciana.lacerda@equali-z.com
 
Sobre Renata Miranda de Carvalho
 
  • Médica veterinária graduada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), especializada em higiene de alimentos e técnica fiscal da Federal Agropecuária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3