Tilápia chinesa: de alta histórica à queda profunda em três meses
Aquicultura

Tilápia chinesa: de alta histórica à queda profunda em três meses

Pano de fundo seria a discussão sobre remoção de tarifas do produto nos EUA

25 de agosto de 2022

Em meio ao cenário de discussão sobre uma eventual remoção de tarifas de 25% sobre as importações de alguns produtos chineses, incluindo a tilápia, o cenário de preços do produto na China está turbulento. As informações são do Undercurrent News.
 
"Tem sido bastante dramático", disse Ma Xiaohan, gerente de marketing e comunicação da empresa chinesa de pescado Ocean Treasure. Durante uma visita a processadores e fazendas de tilápia em Guangdong no início de agosto, Xiaohan comentou que “os preços passaram de uma alta histórica para uma queda profunda em apenas três meses." 
 
Os preços das matérias-primas, por exemplo, caíram de CNY 11,20 por quilo (US$ 1,66/kg) em abril para CNY 8,00/kg na província de Guangdong, de acordo com o painel de preços da Undercurrent News. 
 
Em publicação no Linkedin, a Ocean Treasure conta o relato de especialistas do setor sobre um momento difícil que a tilápia passou. “A maior parte do marketing havia se mantido no ‘modo espera’ pela força da Covid-19, taxa de frete e câmbio. Especialistas domésticos esperavam uma nova tarifa em meados de agosto(...) As fábricas também estão administrando os negócios enquanto perdem dinheiro. O governo e a indústria têm que aumentar o preço para evitar danos maiores”.
 
“Os preços vão subir, especialmente na próxima temporada”, prevê um especialista. “Mesmo agora, após o aumento de preço, o preço médio ainda é alto demais para cobrir o investimento. O armazenamento de alguns mercados deve terminar em breve. É um bom momento para receber pedidos agora”, conclui.
 
Créditos: Ocean Treasure 
 

comercialização, Covid-19, EUA, exportação, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3