Abia: setor deve fechar 2022 com R$ 543 bi em receitas
Food Service

Abia: setor deve fechar 2022 com R$ 543 bi em receitas

Distribuidores do food service relatam expansão de 42% no acumulado do ano

19 de dezembro de 2022

arroba publicidade
No que diz respeito à alimentação fora do lar, aos poucos a pandemia vai ficando para trás. O mercado de food service, que abrange os estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, entre outros, deve ter crescimento real de 10,2% em 2022, superando os 3,2% de 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
 
João Dornellas - Conselheiro - InvestSP | LinkedIn
 
“Em 2020, o food service foi gravemente impactado pelas restrições à circulação de pessoas, o que provocou o fechamento de muitos negócios. Naquele ano, houve retração de 27,5% no faturamento real, rompendo a série positiva observada ao longo dos últimos anos”
João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
 
 
A entidade relata, porém, que o desempenho não significa um retono ao patamar registrado antes da pandemia, "mas demonstra uma importante recuperação, que deverá seguir por 2023 e 2024", diz a entidade em comunicado à imprensa. Em 2021, o segmento movimentou R$ 460,3 bilhões (receita de todos os tipos de operadores) e representou 26,3% (R$ 176,3 bilhões) das vendas da indústria de alimentos no mercado interno.
 
Para 2022, a estimativa é que o setor feche o ano com mais de R$ 506 bilhões faturados.
 
Diefs apuram expansão recorde
De janeiro a novembro deste ano, os Distribuidores do Food Service (Diefs) registraram expansão de 42% nas vendas ante o mesmo período de 2021. O resultado reflete um reaquecimento das vendas para os bares, restaurantes, lanchonetes, catering e outros operadores do segmento de alimentação fora do lar. 
 
Com uma base atual de 85.000 clientes ativos pelo Brasil, os Diefs registraram ainda um desempenho positivo na análise mensal e ante 2021. Em novembro de 2022, os distribuidores apuraram alta de 20% sobre o mesmo mês do ano anterior. Já sobre outubro de 2022, houve crescimento de 6% nas vendas. 
 
O Grupo DIEFS é formado por 13 distribuidores independentes com uma cobertura de aproximadamente 85% em todo o Brasil.

Crédito da imagem: Luke Lawreszuk/Pixabay 

bares, food service, food truck, lanchonetes, peixe, restaurantes

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3