O calendário de eventos do setor no segundo semestre retomou o ritmo pré-pandemia: Internafional Fish Congress (IFC), Feira Nacional do Camarão (Fenacam), ExpoPesca, Seafood Show Latin America e Seminário Bacalhau da Noruega reuniram toda a cadeia para o aprimoramento tecnológico e estímulo às trocas comerciais, da produção ao consumo.
A edição #46 da Seafood Brasil apresentou como foi cada um:
IFC | 31 de agosto a 02 de setembro - Foz do Iguaçu (PR)
O 4° International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC) reuniu o setor produtivo, a academia e o governo em três dias de debates para questões centrais na jornada do setor, como é o caso da sustentabilidade, sanidade, nutrição e mercados globais. O IFC contou com uma ampla programação, que contemplou, além do Congresso, a feira de produtos e serviços, a apresentação de trabalhos científicos, a tradicional rodada de negócios e diversos eventos paralelos.
O evento deste ano quintuplicou de tamanho em relação à primeira edição, em 2019, como destaca o ex-ministro da pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin. “É um acontecimento das águas à mesa do consumidor e que mostra como tornar o setor competitivo, sustentável e focado no mercado global”, afirmou.
ExpoPesca | 13 e 15 de outubro - Aracaju (SE)
O Nordeste tem um novo eixo de promoção e geração de negócios no setor. Sergipe sediou, no Iate Clube de Aracaju, a primeira edição da ExpoPesca, evento realizado pela Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE). O presidente da entidade, Marcos Andrade, disse que a instituição enxerga o pescado como de grande relevância para Sergipe, que desponta no cenário nacional como o quarto maior produtor de camarão e o segundo de atum.
A feira contou com estandes de expositores de produtos e serviços voltados ao setor, palestras de especialistas de instituições como
a Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Sebrae, além de rodadas de negócios.
Seafood Show Latin America | 17 a 19 de outubro - São Paulo (SP)
Uma missão nada fácil, mas possível: converter a América Latina no próximo hub global de pescado, por meio da aproximação entre produtores de pescado fresco e congelado, distribuidoras, food service, frigoríficos, importadores e toda a cadeia de maquinário auxiliar. A 1ª edição da feira teve rodadas de negócios, mesas-redondas, painéis e debates relevantes, além das soluções, lançamento e apresentação de diversos produtos pelos expositores. Após a repercussão positiva, a organização anunciou que o próximo encontro já está com 82% da planta comercial vendida e programada entre os dias 24 a 26 de outubro de 2023.
A Seafood Show Latin America reuniu 76 expositores e recebeu mais de 3.000 pessoas nos três dias de evento. A visitação qualificada animou os expositores, que viram no evento a possibilidade de termos aqui no continente, um palco tão importante quanto a Seafood Expo North America, em Boston, é para a América do Norte.
Seminário Bacalhau da Noruega | 24 de outubro - São Paulo
Menos bacalhau em 2023. Esta é a previsão negativa trazida durante o Seminário do Bacalhau da Noruega, realizado em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 24 e 25 de outubro pelo Conselho Norueguês da Pesca (CNP). A cota anunciada para 2022 pelo grupo de pesquisadores russos e noruegueses para os estoques de Gadus morhua no Mar de Barents foi a menor já definida desde 2009: 566.784 toneladas. Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega (IMR) estimam que o estoque de desova de bacalhau esteja agora em torno de 800 mil toneladas, o menor desde 2008, o que levou os pesquisadores a tomarem esta decisão. Na época, a cota do bacalhau Atlântico caiu 25% e foi possível perceber um aumento nos preços em uma proporção similar no ano seguinte. Aqui no Brasil, também em função da valorização do dólar, a tendência é que este ano aconteça algo similar.
Fenacam | 15 a 18 de novembro - Natal (RN)
A cadeia do camarão se reencontrou com força naquela que foi a maior edição do evento mais tradicional do segmento, segundo a própria Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC). A 18ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 22) teve o tema “Processamento e agregação de valor com foco nos mercados institucionais brasileiro e nas exportações” e fechou com expectativa de receber cerca de 5.000 visitantes e gerar, em negócios, valores superiores a R$ 150 milhões.
A realização dos três dias de evento teve como propósito atualizar conhecimentos técnico-científicos e iniciar a retomada das exportações. Conforme Rocha, apesar dos efeitos da Covid-19, a produção passou de 60 mil toneladas em 2016 para 120 mil toneladas em 2021, com projeções apontando para 150 mil toneladas em 2022 e 180 mil toneladas em 2023.
Veja a cobertura completa destes eventos aqui neste link, que o levará à edição #46 da Seafood Brasil.