IFC, Fenacam, ExpoPesca e Seafood Show LatAm e Bacalhau da Noruega
Indústria

IFC, Fenacam, ExpoPesca e Seafood Show LatAm e Bacalhau da Noruega

Segundo semestre teve alguns dos eventos mais importantes do setor em 2022

28 de dezembro de 2022

O calendário de eventos do setor no segundo semestre retomou o ritmo pré-pandemia: Internafional Fish Congress (IFC), Feira Nacional do Camarão (Fenacam), ExpoPesca, Seafood Show Latin America e Seminário Bacalhau da Noruega reuniram toda a cadeia para o aprimoramento tecnológico e estímulo às trocas comerciais, da produção ao consumo.

A edição #46 da Seafood Brasil apresentou como foi cada um:

IFC | 31 de agosto a 02 de setembro - Foz do Iguaçu (PR)

O 4° International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC) reuniu o setor produtivo, a academia e o governo em três dias de debates para questões centrais na jornada do setor, como é o caso da sustentabilidade, sanidade, nutrição e mercados globais. O IFC contou com uma ampla programação, que contemplou, além do Congresso, a feira de produtos e serviços, a apresentação de trabalhos científicos, a tradicional rodada de negócios e diversos eventos paralelos.
 
O evento deste ano quintuplicou de tamanho em relação à primeira edição, em 2019, como destaca o ex-ministro da pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin. “É um acontecimento das águas à mesa do consumidor e que mostra como tornar o setor competitivo, sustentável e focado no mercado global”, afirmou.
 

ExpoPesca | 13 e 15 de outubro - Aracaju (SE)

O Nordeste tem um novo eixo de promoção e geração de negócios no setor. Sergipe sediou, no Iate Clube de Aracaju, a primeira edição da ExpoPesca, evento realizado pela Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE). O presidente da entidade, Marcos Andrade, disse que a instituição enxerga o  pescado como de grande relevância para Sergipe, que desponta no cenário nacional como o quarto maior produtor de camarão e o segundo de atum.
 
A feira contou com estandes de expositores de produtos e serviços voltados ao setor, palestras de especialistas de instituições como
a Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Sebrae, além de rodadas de negócios.
 
Seafood Show Latin America | 17 a 19 de outubro - São Paulo (SP)
 
 
Uma missão nada fácil, mas possível: converter a América Latina no próximo hub global de pescado, por meio da aproximação entre produtores de pescado fresco e congelado, distribuidoras, food service, frigoríficos, importadores e toda a cadeia de maquinário auxiliar. A 1ª edição da feira teve rodadas de negócios, mesas-redondas, painéis e debates relevantes, além das soluções, lançamento e apresentação de diversos produtos pelos expositores. Após a repercussão positiva, a organização anunciou que o próximo encontro já está com 82% da planta comercial vendida e programada entre os dias 24 a 26 de outubro de 2023.
 
A Seafood Show Latin America reuniu 76 expositores e recebeu mais de 3.000 pessoas nos três dias de evento. A visitação qualificada animou os expositores, que viram no evento a possibilidade de termos aqui no continente, um palco tão importante quanto a Seafood Expo North America, em Boston, é para a América do Norte.
 
Seminário Bacalhau da Noruega | 24 de outubro - São Paulo
 
 
Menos bacalhau em 2023. Esta é a previsão negativa trazida durante o Seminário do Bacalhau da Noruega, realizado em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 24 e 25 de outubro pelo Conselho Norueguês da Pesca (CNP). A cota anunciada para 2022 pelo grupo de pesquisadores russos e noruegueses para os estoques de Gadus morhua no Mar de Barents foi a menor já definida desde 2009: 566.784 toneladas. Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega (IMR) estimam que o estoque de desova de bacalhau esteja agora em torno de 800 mil toneladas, o menor desde 2008, o que levou os pesquisadores a tomarem esta decisão. Na época, a cota do bacalhau Atlântico caiu 25% e foi possível perceber um aumento nos preços em uma proporção similar no ano seguinte. Aqui no Brasil, também em função da valorização do dólar, a tendência é que este ano aconteça algo similar.
 
Fenacam | 15 a 18 de novembro - Natal (RN)
 
 
A cadeia do camarão se reencontrou com força naquela que foi a maior edição do evento mais tradicional do segmento, segundo a própria Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC). A 18ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 22) teve o tema “Processamento e agregação de valor com foco nos mercados institucionais brasileiro e nas exportações” e fechou com expectativa de receber cerca de 5.000 visitantes e gerar, em negócios, valores superiores a R$ 150 milhões. 
 
A realização dos três dias de evento teve como propósito atualizar conhecimentos técnico-científicos e iniciar a retomada das exportações. Conforme Rocha, apesar dos efeitos da Covid-19, a produção passou de 60 mil toneladas em 2016 para 120 mil toneladas em 2021, com projeções apontando para 150 mil toneladas em 2022 e 180 mil toneladas em 2023.

Veja a cobertura completa destes eventos aqui neste link, que o levará à edição #46 da Seafood Brasil.

bacalhau da Noruega, ExpoPesca, feiras de aquicultura, feiras de negócios, feiras de pescado, Fenacam, IFC, Seafood Show

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3