Pelo 4º ano, “Tem Peixe na Quebrada” leva pescado à periferia de SP
Campanha novamente evidencia como a união entre agentes da cadeia do pescado pode gerar impacto social direto e ampliar o alcance do consumo
25 de abril de 2025
Pelo quarto ano, uma corrente de solidariedade que nasceu durante a pandemia da Covid-19 vem mostrando que o pescado pode – e deve – ir além dos canais convencionais de distribuição e dos locais de amplo consumo. A campanha “Tem Peixe na Quebrada”, realizada durante a Semana Santa, se consolida como uma das mais relevantes ações sociais do setor, ao aliar impacto social, incentivo ao consumo de pescado e combate à insegurança alimentar.
Na Semana Santa deste ano, foram doados mais de 700 kg de pescado em comunidades das Zonas Sul, Leste e Norte da capital paulista. O volume distribuído impactou diretamente centenas de famílias em locais de vulnerabilidade social.
Idealizada pela Seafood Brasil, em parceria com a Gastronomia Periférica e a Agência Solano Trindade, a ação deste ano contou com o apoio das empresas Brazilian Fish, Frescatto Company e Mar & Rio.
Para Edson Leite, chef e fundador da Gastronomia Periférica, o alcance da quarta edição transcende números. “A importância para quem recebe não tem como ser mensurada. Um quilo, dois quilos de peixe garantem uma refeição com dignidade no final de semana. Não tem preço”, afirmou.
Segundo ele, manter uma ação como essa por quatro anos seguidos é uma tarefa desafiadora. “É muito importante entender, parabenizar e principalmente agradecer às empresas envolvidas esse tempo todo. Manter um projeto como esse não é simples.”

Fabi Fonseca, repórter da Seafood Brasil, reforça a relevância estratégica e comunicacional da campanha: “Como veículo especializado, temos a missão de conectar elos e usar nosso alcance para mostrar que o pescado tem um papel central não só na economia, mas também na transformação social. Essa campanha é um exemplo de como a cadeia produtiva pode se posicionar de forma ativa contra a fome e promover o acesso a um alimento saudável e culturalmente simbólico", diz. Para ela, é um momento de felicidade e de responsabilidade usar o poder de comunicação do setor e colocar o pescado onde ele deve estar: “Na mesa de todos os brasileiros.”
Além do impacto direto nas famílias, a ação fortalece um elo invisível entre produtores, marcas, organizações sociais e territórios. “Essa é uma parceria real e com ações concretas para as periferias. A presença do pescado nas escolas e nos espaços públicos é uma política pública que já demorou para acontecer”, defende Leite.
O simbolismo do peixe, segundo Thiago Vinicius, da Agência Solano Trindade, vai além da nutrição: “É um alimento milenar, que carrega mensagens de comunhão, renovação e abundância. Toda vez que a gente faz um peixe, a gente está com mais alguém ou com a família. Não é só comida, é também um momento em volta da mesa. O mundo está precisando disso – e o pescado tem esse poder de unir.”
Conforme Vinicius, ações como essa são movidas por uma engrenagem complexa, mas feita com dedicação: “Desde buscar doações até mapear famílias e fazer a entrega, tudo é feito com carinho. Nosso propósito é fazer a comida chegar a quem mais precisa.”
Sobre a Gastronomia Periférica
A Gastronomia Periférica é um negócio social que visa a transformação das pessoas através da gastronomia e desenvolvimento humano. Fundada em 2012, por Edson Leite e somada com a atual sócia-gestora, Adélia Rodrigues, uma de suas principais ações é a escola periférica de gastronomia. O local tem a meta de promover o direito universal à inclusão social e cultura de jovens e adultos vulneráveis socialmente, através de um projeto de vida que seja posto em prática por meio da gastronomia e do desenvolvimento humano.
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Sobre a Agência Solano Trindade
Criada em 2009, a Agência Solano Trindade desenvolve serviços de produtos que dialogam com a qualidade de vida das moradoras e moradores das periferias urbanas. O foco é desenvolver tecnologias sociais, sistemas alimentares, orgânicos e agroecológicos, com apoio ao empreendedorismo, geração de trabalho, renda e promoção do consumo consciente. Ela atua fortalecendo arranjos produtivos locais que promovam o desenvolvimento local e a cultura de paz. Na pandemia, a Agência Solano Trindade apoiou mais de 40 mil pessoas e distribuiu 10 mil cestas básicas, 22 mil marmitas e apoios financeiros às empreendedoras das periferias do Estado.
Saiba mais sobre a "Tem Peixe Na Quebrada" clicando aqui.
Créditos: Campanha "Tem Peixe na Quebrada"
Agência Solano Trindade, Brazilian Fish, Frescatto Company, Gastronomia Periférica, mar, Mar e Rio, peixe, pescado, social, Tem Peixe na Quebrada