12ª Aquishow Brasil: 7 mil visitantes e mais de R$ 160 mi em negócios
Aquicultura

12ª Aquishow Brasil: 7 mil visitantes e mais de R$ 160 mi em negócios

Evento contou com 93 empresas expositoras

31 de maio de 2023

Foram quatro dias de intensa programação e o público que compareceu a 12ª Aquishow Brasil pôde contemplar palestras, torneios, premiações, visita técnica e a tradicional feira de produtos e serviços. A projeção dos organizadores para a movimentação econômico-financeira gerada entre os cerca de 7 mil visitantes e as 93 empresas expositoras é de mais de R$ 160 milhões em negócios fechados e orçamentos em aberto. 
 
O evento, realizado entre os dias 23 a 25 de maio, movimentou o Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP). “No ano passado, geramos R$ 130 milhões em negociações e, desta vez, superamos a expectativa inicial, que era de R$ 150 milhões. Vivemos um bom momento para o setor aquícola e os números comprovam isso”, explica Emerson Esteves, presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e um dos organizadores do evento.
 
Já a movimentação econômico-financeira provocada pela evento em São José do Rio Preto foi de pelo menos R$ 4,1 milhões. O impacto pode ser ainda maior, tendo em vista que o cálculo de tributos gerados será computado apenas no fechamento do mês de maio.
 
A informação é de pesquisa encomendada pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, com “o objetivo de mensurar o impacto econômico provocado pela feira na cidade”, explica o secretário da pasta, Jorge Luis de Souza. A iniciativa teve apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp).
 
Grandes expectativas
 
De acordo com uma pesquisa aplicada nos estandes do pavilhão “Marcelo Berriel”, 30% das marcas presentes estiveram na Aquishow Brasil pela primeira vez. Dessas, 95% pretendem voltar na próxima edição, que já tem data marcada – de 21 a 24 de maio de 2024.
 
A Fesma, de Arujá (SP), é um exemplo. A marca existe há 37 anos e está consolidada no mercado de produtos com injeção plástica, como as carenagens de urnas eletrônicas e caixas eletrônicos. Durante o evento, a empresa lançou uma linha inédita de brackets 100% sustentáveis para tanques-rede de médio e grande porte. 
 
“Participar da feira abriu nossos horizontes para o potencial desse mercado. No ano que vem, vamos voltar com soluções acessíveis, práticas e personalizadas para o dia a dia do pequeno produtor. Notamos uma carência grande de produtos prontos e padronizados para esse público”, planeja o sócio-diretor Leandro Dourado.
 
Entre os que já conhecem a feira, 75% dos participantes disseram que a geração de negócios melhorou em relação ao ano anterior. Uma dessas marcas é a Guabi, que comercializa soluções nutricionais para organismos aquáticos há quase 50 anos e acompanha a Aquishow Brasil desde o início.
 
“Notamos um maior fluxo de pessoas e, consequentemente, mais oportunidades de negócios. Acredito que tivemos uma movimentação cerca de 30% maior do que em 2022”, calcula Lisandro Bauer, coordenador técnico-comercial de aquacultura da empresa.
 
Números
 
·       R$ 160 milhões foram gerados em negócios fechados e orçamentos futuros
·       450 empregos foram gerados de forma direta ou indireta pelo evento
·       7,2 mil pessoas passaram pelo pavilhão “Marcelo Berriel”, nos três dias de feira
·       90 pessoas participaram da visita técnica à Global Peixe, em Esmeralda (SP)
 
3º Prêmio Inovação Aquícola
 
A 12ª Aquishow Brasil também revelou os finalistas do 3º Prêmio Inovação Aquícola. Ao todo, 22 cases foram inscritos, sendo seis na categoria “Academia”, dez na categoria “Produção”, três na categoria “Beneficiamento e Produto Final’ e três na categoria “Políticas Institucionais”.
 
Todos foram submetidos à análise de uma comissão de notáveis, indicados pelas principais instituições do setor aquícola no País. Eles atribuíram notas de um a cinco aos trabalhos, conforme critérios de inovação explícitos no Manual de Oslo, publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os três melhores cases de cada segmento foram premiados com troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.
 
 
Confira os vencedores:
 
Categoria “Academia”:
 
1.    “A Auto-Alimentação de Peixes: O Próximo Passo para a Piscicultura de Precisão no Brasil”, de Bruno Olivetti de Mattos e Rodrigo Fortes da Silva;
 
2.    “Produção de Farinha e Concentrado Protéico a Partir de Resíduos de Filetagem de Tilápia para Enriquecimento Nutricional de Produtos Alimentícios”, de Maria Luiza Rodrigues de Souza;
 
3.    “PeixApp: Aplicativo Extensionista para Pequenos Produtores de Peixes”, de Ivan Moreira Carneiro.
 
Categoria “Produção”:
 
1.    “Serviço de Sexagem Molecular Para Identificação Sexual De Peixes Nativos Da Amazônia”, de Elisângela de Franca Carneiro Carvalho;
 
2.    “Aquicultura 4.0”, de José Ricardo de Souza Barradas;
 
3.    “Produção Orgânica De Camarões”, de Antônio de Oliveira Vieira.
 
Categoria “Beneficiamento e Produto Final”:
 
1.    “Primeiro Curtume de Tilápia Vegetalizado no Estilo Sola do Brasil com ESG”, de Amanda Hoch;
 
2.    “Inovando na Aquicultura com a Utilização de Peixes nas Sobremesas e Finger Foods”, de Luciana Oracy Rodrigues Cassaboni;
 
3.    “Eficiência: Maior Rendimento e Redução na Mão-De-Obra”, de Brusinox.
 
Categoria “Políticas Institucionais”:
 
1.    “Projeto Aquicultura e Pesca Sustentável Paulista”, de Francisco Martins;
 
2.     “Um Peixe para Chamar de Seu”, de Wagner Camis;
 
3.    “Cartilha Educomunicativa: Eu Como Mais Peixes Produzidos em Gaspar”, de Ofélia Maria Campigotto.
 
Estudantes em ação
 
Os estudantes de escolas técnicas e universidades renovaram o público da Aquishow Brasil e também foram destaque da edição deste ano em diversas atividades, como o AquaQuiz e o AgriFutura Pescado.
 
O aluno do sétimo período de zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rodolfo Batista Vieira Maia, 21 anos, por exemplo, participou da Aquishow Brasil pela primeira vez e venceu o AquaQuiz na modalidade estudantil, garantindo um prêmio de R$ 1.000. “Participar do evento foi incrível. Gosto muito da área de pesquisa, mas ganhei uma visão de mercado que ainda não tinha. Foram três dias de muito networking”, diz ele.
 
Já no AgriFutura Pescado eles também deram um show e formaram 10 grupos, com cerca de cinco pessoas em cada, para participar de uma maratona de inovação, que contemplou a “Gincana da Inovação” e a “Corrida pela Inovação”. 
 
Entre os primeiros colocados, havia representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
 
O AgriFutura Pescado foi organizado pelo Instituto de Pesca e pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com coorganização do Instituto de Inovação Israelense (INNA) e apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e da Itaipu Binacional.
 
1ª edição do torneio Tarrafeador de Ouro
 
A 1ª edição do torneio Tarrafeador de Ouro contou com o patrocínio dos expositores Multipesca e EngePesca e recebeu, ao todo, 14 pessoas participantes. Cada participante teve direito a dois arremessos livres de tarrafa sobre a grama. As medidas foram tiradas e as melhores médias receberam, respectivamente, uma tarrafa, um prêmio em pix de R$ 250 e um puçá.
 
 
Pela categoria masculina, o primeiro colocado foi o zootecnista e produtor rural Calixto Neto, de Cuiabá (MT). “A gente sempre brinca com os amigos, mas foi a primeira vez que competi. Devia ter mais iniciativas como essa. Foi muito bacana a interação com os outros participantes”, destaca.
 
Já entre as mulheres, a campeã foi a piscicultora Marli Pires, de Casimiro de Abreu (RJ). “Jogar tarrafa não pode ser uma atividade somente masculina. A mulherada tem que aprender também. Com certeza, vão se apaixonar como eu”, convida ela.
 
Na sexta-feira, o evento foi encerrado oficialmente com uma visita técnica externa à Global Peixe, produtora de alevinos e juvenis de tilápia, localizada em EsmeraldaSP, distrito de Rubineia, na divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 
 
Confira a cobertura da 12ª Aquishow Brasil na edição #49 da Seafood Brasil.
 
Créditos:Divulgação
 

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