A importância da sazonalidade natalina para a cadeia pesqueira
Indústria

A importância da sazonalidade natalina para a cadeia pesqueira

Sazonalidade de final de ano traz ganhos significativos para a categoria devido ao seu volume de venda

Elane Cristine Correia Santose Luciana Lacerda - 27 de dezembro de 2023

Representando a segunda época de maior expressividade de venda para a cadeia pesqueira, a sazonalidade de final de ano traz ganhos significativos para a categoria devido ao seu volume de venda.
 
Dentre os peixes e frutos do mar mais comercializados temos salmão, tilápia, entre outros peixes de cativeiro e pesca extrativa, camarões, os peixes salgados secos e o destaque para o bacalhau.
 
O bacalhau já se tornou uma tradição na ceia das festividades natalinas e de réveillon, mas a categoria de pescado ainda tem um grande potencial de crescimento de consumo nessa época do ano.
 
Algumas iniciativas podem ser tomadas para trazer maior visibilidade para a proteína animal das águas na diversificação dos pratos preparados agregando maior nobreza, saúde e sabor junto as opções de aves natalinas e carnes suínas comumente preparadas e que devido às altas temperaturas do verão não trazem leveza e frescor como o pescado.
 
Um dos maiores apelos para o pescado é que possuem excelente valor nutricional porque são ricos em diversos nutrientes: proteína alto valor biológico, ferro, zinco, vitamina B12, A, E e D e em sais minerais, como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês, cobalto e as chamadas ‘gorduras boas’, como o ômega 3, que ajudam a equilibrar o colesterol e evitam inflamações no organismo. 
 
Um alimento saboroso, nutritivo e de fácil digestão, além de possuir menos calorias e auxiliar na saúde do coração. 
 
Movimentos de marketing em todos os elos da cadeia, divulgação de receitas específicas para as ceias com chefs de cozinha especialistas trazendo opções de preparo mais saudáveis cozidos, assados ou grelhados usando condimentos naturais, como limão e cheiro verde, verduras, legumes, folhas, grãos, amêndoas e castanhas, eventos com influenciadores digitais, promoções no varejo e degustações são estratégias diferenciais para o aumento das vendas e circular a economia do setor.
 
Trazer o olhar e foco para a relevância geradora de fluxo nas peixarias, supermercados e restaurantes na sazonalidade atribuindo ao pescado seus diferenciais de frescor, leveza, sabor, facilidade de preparo e saudabilidade irá romper as barreiras de consumo ainda mais nessa época do ano e gerar maiores renda para as produções, indústrias, varejo e restaurantes especializados.
 
Que o espírito natalino e das boas novas do começar de mais um novo ano também contagie o setor pesqueiro para aumento produtivo e econômico não só nas sazonalidades, mas em todos os meses do ano.
 
O time da Equali-Z está preparado para te apoiar nos processos de melhoria necessários para elevar o patamar da sua empresa em 2024! Entre em contato conosco em um dos nossos canais e tire suas dúvidas.
 
Entre em contato em um dos nossos canais.
 
Equali-Z
Telefone/ Whatsapp
+55 11 97031-4070
Site 
Instagram
Linkedin
E- mail :
qualidade@equali-z.com
luciana.lacerda@equali-z.com
elane.correia@equali-z.com
 
Créditos da imagem: Canva
 

 

, bacalhau, camarão, Equali-Z, natal, peixe, pescado, pescado, tilápia

Sobre Elane Cristine Correia Santos
 
  • Consultora Técnica Comercial (Equali-z | EC Consultoria). Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 12 anos de experiência na cadeia de pescado (frescos, congelados, salgados seco e sushi) / GPA - produção, indústria, inspeção, distribuição, varejo, estratégias de venda, marketing, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos/equipamentos. elane.correia@equali-z.com
 
Sobre Luciana Lacerda
 
  • Zootecnista, fundadora da Equali-z, empresa especializada em Qualidade de processos e produtos. luciana.lacerda@equali-z.com
 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3