Aquicultura multitrófica pode reduzir ainda mais a pegada ambiental
Aquicultura

Aquicultura multitrófica pode reduzir ainda mais a pegada ambiental

Artigo faz parte da edição comemorativa dos 50 anos da WAS

25 de agosto de 2020

Como alcançar a sustentabilidade na aquicultura? Esta é a pergunta que 12 pesquisadores, incluindo o brasileiro Wagner Valenti, convocados pela World Aquaculture Society (WAS) tentaram responder no artigo “Achieving sustainable aquaculture: Historical and current perspectives and future needs and challenges” (acesse aqui na íntegra). O artigo faz parte da edição comemorativa dos 50 anos da WAS, completados em junho.
 
O professor Valenti, Diretor da Agência UNESP de Inovação e docente da PG do Centro de Aquicultura da UNESP, escreveu um capítulo em parceria com George Lockwood em que comenta sobre a aquicultura multitrófica, que combina em um mesmo sistema espécies alimentadas com ração animal e outras espécies que se limentam dos próprios nutrientes existentes no sistema. O mais importante, segundo o autores, é que o cultivo compreenda espécies que demonstrem funções complementares naquele ecossistema.
 
Se implementado em larga escala, o sistema pode colaborar para melhorar ainda mais a pegada ambiental da aquicultura - já muito mais baixa em relação às demais proteínas animais, como mostra o gráfico abaixo extraído do artigo.
 
 
 
Créditos da imagem: Pexels

, aquicultura multitrófica, Wagner Valenti, WAS, World Aquaculture Society

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3