Boletim “Pescado em Análise”: Saúde + economia 30/03
No cenário internacional do pescado, a FAO/ONU antecipou conclusões preliminares de um estudo em curso sobre os impactos globais da Covid-19
30 de março de 2020
O sábado trouxe dois marcos institucionais no enfrentamento da Covid-19: o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, reafirmou a necessidade do isolamento social, enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, detalhou em videoconferência com empresários como a pasta pretende injetar mais de R$ 700 bilhões para sustentar a economia até o fim do primeiro semestre.
No cenário internacional do pescado, a FAO/ONU antecipou conclusões preliminares de um estudo em curso sobre os impactos globais da Covid-19: o eventual relaxamento das medidas de isolamento social e confinamento não levará a uma recuperação imediata das compras de peixes e frutos do mar. No âmbito doméstico, a captura de atum de espinhel finalmente cessa, enquanto o varejo de frescos se
concentra nas espécies mais baratas. Muita especulação e inadimplência derivada da pandemia prejudicam o cenário.
Mercado
As Bolsas da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira. No Japão, a desvalorização foi de 1,6%, na China, de 0,9% e, em Singapura, a queda foi ainda maior, de 4,45%. Os mercados europeus também abriram o dia em ligeira.
Aquicultura
A partir da intervenção da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), o Banco do Nordeste (BNB) anunciou três medidas para aliviar os impactos da pandemia à carcinicultura.
Pesca
Na captura do atum de espinhel, os desembarques postergados em busca de mercado foram finalizados praticamente sem negociações, em consequência da paralisação do mercado paulista.
Indústria
A portaria o 116, que assegurou o funcionamento de diversos elos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, continua a render desdobramentos.
Varejo
O monitoramento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre os reflexos na cadeia mostra que os efeitos estão principalmente no varejo de rua, o que afeta ainda mais a produção oriunda de captura pela preferência de produtos frescos.
Food Service
A marca de cerveja Stella Artois criou uma campanha para incentivar a compra de voucher com o dobro do valor gasto em produtos.
Institucional
O Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe) publicou nesta manhã um editorial em que denota “grande oportunismo e
irresponsabilidade do mercado” em relação a compromissos financeiros e comerciais assumidos previamente.
Boletim “Pescado em análise”, CNA, Conepe, Coronavírus, Covid-19, Mapa, mercado de pescado, pandemia, SAP