Brasil importa 87% mais panga vietnamita

Brasil importa 87% mais panga vietnamita

03 de março de 2015

arroba publicidade
O Vietnã viu os embarques de panga aumentarem na América Latina, Ásia e Árabia Saudita em 2014. Apesar de ver retração no comércio geral, entre os 70 países que compram sua produção, os vietnamitas cresceram em alguns mercados específicos. No continente latino-americano, respectivamente, México, Brasil e Colômbia respondem pelas maiores importações. Os dados são da Direção das Pescas, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural daquele país.

No Brasil, apesar de ficar proibido em parte do ano por questões sanitárias, o salto foi de 87% no ano passado – analisando os nove primeiros meses de 2014. Os três países, aliás, respondem por 95% dos envios de panga para a América Latina. As importações totais para a região somaram 83 mil toneladas.

De acordo com dados locais, a procura deve continuar alta em 2015. A expectativa é que produção total de panga ultrapasse 1,2 milhão de toneladas no ano, e os embarques cresçam em mercados estratégicos para o país.

De janeiro a dezembro de 2014, a produção de panga vietnamita também viu seu valor agregado saltar 0,6%,  em comparação com 2013. Foi avaliada em US$ 1,6 bilhão.

Perda de 6% na UE; só Itália e Espanha aumentam importação

De acordo com associações locais, a expectativa é que o país continue a reorganizar sua área de aquicultura. Para esse ano, estimam que 30% dos produtores trabalhem padronizados, com certificações emitidas pelo país. E até 2020 mais de 80% da produção local seja certificada; o que pode aumentar ainda mais os números de pedidos internacionais em médio prazo.

Com relação à União Europeia, ocorreu um decréscimo em pedidos na ordem de 6% (soma de todos os países). Só houve aumento de pedidos na Espanha e Itália (5% e 0,5, respectivamente).

Já na Ásia, o período analisado são apenas os seis primeiros meses de 2014, que em comparativos ao ano anterior, viram os embarques saltarem 60%. Dominados por mercados da Tailândia, China e Taiwan.

(crédito da imagem: mbeo/creative commons)

importação, panga, pangasius, Vietnã

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3