Coluna da Qualidade | Camarão artificial, feito de algas, começa a ser testado

Coluna da Qualidade | Camarão artificial, feito de algas, começa a ser testado

Biólogas norte americanas pensando em consumir comida sem consumir o oceano criam camarão artificial

12 de fevereiro de 2016

por Angela Busnello*

Pensando em criar barbatanas falsas produzidas a partir de um falso colágeno para salvar os tubarões, as biólogas americanas Dominique Barnes e Michelle Wolf, da Universidade Carnegie Mellon e do Instituto Scripps de Oceanografia, respectivamente, acabaram por desenvolver o camarão artificial.

O produto promete ser mais saudável, pois não envolve o uso de antibióticos, e será útil para suprir a demanda por camarão e diminuir a pesca ilegal do crustáceo, que desde 2008 é punida como crime ambiental no Brasil durante os períodos de reprodução de algumas espécies como rosa, sete-barbas, branco, santana e barba-ruça.

Diante da descoberta, e com o objetivo de atingir um público maior, as biólogas começaram a desenvolver o camarão sintético a partir de uma parte que funciona como raiz da estirpe de algas utilizada como alimento por camarões – fato responsável pela cor e o gosto dos animais in natura.

Ainda não foi definida a data oficial para lançamento do produto, mas os primeiros “protótipos” do crustáceo já foram apresentados agora em fevereiro nos Estados Unidos. Por enquanto, apenas uma versão empanada se tornou pública, mas a intenção das pesquisadoras e substituir o camarão tradicional para públicos vegetarianos, veganos e outros interessados.

Acredito ser uma boa opção para pessoas alérgicas a crustáceos, privadas de comer esta delícia devido ao fechamento da glote. Vamos aguardar o lançamento e saber dados como valores nutricionais, sabor e textura.

Caro leitor, temos uma certeza: nada conseguirá imitar o sabor e a textura de um camarão in natura, produzido por aqui. Neste peeríodo de férias é uma combinação perfeita para esticar as pernas e se deliciar.

Grifo da Seafood Brasil: o camarão sintético é um projeto de responsabilidade da start-up americana New Wave Foods. Clique no link para saber mais informações. Crédito da foto: New Wave Foods.

Angela_Busnello_thumb

 

*Angela Busnello é engenheira de alimentos e auditora líder em ISO 22004 e FSSC 22000, regulamentada pelo GFSI Global Food Safety Initiative, ambos certificados pela International Register of Certificated Auditors (IRCA), da Inglaterra. Está a frente da consultoria Qualität- Gestão da Qualidade em Alimentos e Bebidas.

camarão feito de algas, camarão sintético, kani kama, surimi

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3