Latam Retail Show debateu o futuro do varejo com 230 palestrantes
Varejo

Latam Retail Show debateu o futuro do varejo com 230 palestrantes

Evento foi realizado entre os dias 13 e 15, no Expo Center Norte, em São Paulo

19 de setembro de 2022

A 7ª edição do Latam Retail Show teve cerca de 230 palestrantes nacionais e internacionais que debateram o futuro do setor varejista e hábitos de consumo no Brasil e no Mundo. Além disso, o espaço Expo trouxe 100 marcas que apresentaram o que há de mais tecnológico, atual e disruptivo no mercado. O evento foi realizado entre os dias 13 e 15, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 
Ao todo, foram mais de seis mil pessoas que acompanharam a edição híbrida que teve mais de 100 horas de conteúdo pagos e gratuitos, entre espaços de inovação, fóruns, palestras e painéis com especialistas, distribuídos em mais de 14.000m². Encerramento teve a premiação do NPS Awards – Edição Varejo e show do grupo Divazz Trio.
 
O Latam Retail Show é um dos mais importantes eventos de varejo e consumo B2B da América Latina e nesta edição, além da programação diversificada, os participantes conseguiram assistir a transmissão de forma online e ainda conhecerem os resultados de oito pesquisas inéditas.
 
“Reunir líderes que inspiram líderes do varejo com ideias, cases, visões e pesquisas é nossa maneira de continuarmos contribuindo para o desenvolvimento e profissionalismo dos setores que atuamos há 34 anos”, destaca o diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa.
 
100 marcas e ampla programação
 
As 100 marcas que participaram do espaço Expo apresentaram o que há de mais tecnológico, atual e disruptivo no mercado. O evento teve ainda o Foodbiz Summit, do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e do 2º Fórum IDV Desenvolvendo o ESG no Varejo e no Consumo, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com a divulgação da pesquisa inédita: Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores. Destaque também para o Restaurante do Futuroe o Espaço Campus Party.
 
Palestrantes nacionais e internacionais
 
Um dos principais atrativos do Latam Retail Show foram as palestras com nomes nacionais e internacionais. Ao todo, foram 230 palestrantes, trazendo conteúdo de valor aos participantes.
 
Com a temática “o Brasil que temos e o Brasil que queremos”, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o PIB pode crescer até 3% neste ano. Sua palestra abordou projetos e iniciativas para alavancar a economia brasileira para os próximos anos.
 
Além dele, outros palestrantes destaques foram o presidente e CEO da NRF (maior entidade de varejo do mundo), Matthew Shay, o presidente e CEO do Wallmart México, Guilherme Loureiro; Steve Dennis, autor do best-seller “Remarkable Retail: How to Win & Keep Customers in the Age of Disruption” e considerado por várias organizações como um dos principais influenciadores de varejo global; Marcos Troyjo, presidente do BRICS; Ravi Bagal, head global de Indústria de Consumo da Amazon Web Services, a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; o CEO da Nestlé do Brasil, Marcelo Belchior, e Daniel Mendez, CEO da Sapore.
 
Pesquisas inéditas do setor
 
Os participantes conhecerem os resultados de oito pesquisas: O Consumidor do Amanhã no Admirável Mundo Novo (Mosaiclab e Offerwise), Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores (Mosaiclab e IDV - Instituto de Desenvolvimento do Varejo); A nova jornada de Compra Omnichannel (Globo); A visão dos líderes sobre o futuro do varejo e Transformação da realidade (Mosaiclab); O futuro das inovações – 2024 (WGSN); Plant Based: A revolução do Mercado de Alimentos & Bebidas (Toluna e Gouvêa Foodservice); Cases internacionais de Sustentabilidade no varejo (Ebeltof) e NPS Awards – Varejo (Solucx).
 
No painel “Consumidor do Amanhã no Admirável Mundo Novo”, Karen Cavalcanti, da consultoria Mosaiclab, mostrou como os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções rápidas. O resultado disso é a ampliação da conectividade e a imersão nas marcas, com as devidas oportunidades aos varejistas. As informações são da Moneyreport.
 
O estudo analisou cerca de 3.620 depoimentos, entre homens e mulheres de todas as classes sociais em 14 países latino-americanos. Os dados revelam o crescimento da preocupação com o ambiente social, o desenvolvimento sustentável das marcas e o papel da tecnologia. Para Karen Cavalcanti, as empresas precisam olhar para os novos padrões de comportamento para serem mais atrativas a esse novo cliente. A executiva da Mosaiclab afirma que os impactos causados pelos problemas emocionais são influenciadores diretos nos negócios e suas nuances devem ser levadas em conta.
 
O setor de roupas, calçados e acessórios é a categoria com mais alto potencial de crescimento, segundo a pesquisa. Já o setor de alimentos sofreu. No entanto, os números mostram que a categoria figura entre as mais importantes no crescimento do consumo, sobretudo em relação a produtos funcionais e saudáveis.
 
Além disso, a própria Mosaiclab ainda apresentou o resultado de um estudo dentro de seu painel, chamado Retail Tech Trends.
 
Espaço Campus Party 
 
A Campus Party é uma experiência tecnológica em Internet das Coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo  e levou ao evento uma pequena amostra do que os campuseiros terão pela frente na edição nacional, que marca a volta do evento presencial em seu formato tradicional com Arena, Camping e Área Open.
 
O estande que contou com palestras e experiências que estarão presentes na CPBR14 e recebeu palestrantes como Fabiano Nagamatsu, diretor de inovação da Osten Moove e avaliador do Shark Tank, Ivy Cristiny, mentora e consultora de inovação, desenvolvimento de startups e Paulo Braga, Diretor de Corporate Venture do Boticário. As informações são do Promoview.
 
Restaurantes para o futuro
 
O Restaurante do Futuro foi uma das apostas tecnológicas e novidades para o público. A iniciativa coordenada pela Gouvêa Foodservice e o espaço modelo proporcionou uma experiência imersiva com cardápio interativo, câmera para leitura das expressões faciais, atendimento robotizado, mesa de jogos especial para crianças, dispositivos autônomos, jogo interativo para ampliar a diversão e experiência para adultos e muito mais.
 
Plataforma de impacto social
 
Com a missão de consolidar o varejo como ambiente pautado por boas práticas, a Gouvêa Ecosystem lançou, durante o Latam Retail Show, a TODOSIM, sua plataforma de impacto social, cujo propósito é reverter todo o resultado da operação a entidades que atuam com foco social.
 
Prêmio Líder que Inspira Líderes
 
Após o último painel de debates do Latam Retail Show, Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, recebeu o prêmio “Líder que Inspira Líderes" das mãos da Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza. Todos os anos, o evento homenageia um executivo do varejo cuja carreira tenha sido de destaque e que promove o setor.
 
Premiação com categoria Varejo
 
Durante o evento, foi divulgada a premiação NPS AWARSDS 2022, que reconheceu as empresas com o melhor NPS do Brasil e neste ano teve a edição especial para o VAREJO. O levantamento realizado com os consumidores e contou com avaliações em 17 segmentos do varejo e consumo como “Food Service”, “Varejo Alimentar”, “Casa e Decoração”, “Beleza e Cosméticos”, “Malls”, entre outros.
 
Abaixo a lista completa de vencedores:
 
Aplicativos de Delivery - Zé Delivery
 
Artigos Esportivos - Decathlon
 
Atacado e Atacarejo - Assaí Atacadista
 
Beleza e Cosméticos - O Boticário
 
Cafeterias, Sorveterias e Sobremesas - Cacau Show
 
Calçados e Acessórios - Adidas Store
 
Conveniência e Mini Mercados - Americanas
 
Drogarias - Drogaria São Paulo
 
Eletro, Móveis e Decoração - Magazine Luiza
 
Marketplaces - Amazon
 
Materiais de Construção - Leroy Merlin
 
Óticas - Chilli Beans
 
Pet - Petlove
 
Restaurantes - Coco Bambu
 
Shoppings - Salvador Shopping (BA)
 
Supermercados - Supermercados Guanabara
 
Vestuário - Calvin Klein
 
 
Créditos: Canva
 

Eventos, expo, feiras, Gouvêa Ecosystem, Latam Retail Show, Marcos Gouvêa, pandemia, supermercados, Tecnologia, varejo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3