Ministério libera relatório analisando pesca e Pará continua forte

Ministério libera relatório analisando pesca e Pará continua forte

24 de março de 2014

Crédito da imagem: sxc.hu

Relatório preliminar da produção de pesca e aquicultura de 2013 demonstra novamente o Pará como líder nacional. Segundo o documento, do Ministério da Pesca e Aquicultura, o mês de junho foi o mais expressivo para a atividade.

Um dos resultados da pesquisa foi que apenas oito Estados (PA, MA, CE, SC, AM, BA, SP e RJ), dentre os 27 Estados brasileiros, representam mais de 80% da produção nacional. Observou-se também que só o Estado do Pará representa 34% da produção pesqueira no Brasil, com aproximadamente 22% dos pescadores do país. Em segundo lugar, o Maranhão tem 14% dos pescadores do país, com cerca de 9% da produção nacional.

[caption id="attachment_3691" align="aligncenter" width="596"]TABELA 1 Crédito da imagem: Relatório MPA[/caption]

O Pará capturou 646 mil toneladas de pescado no ano. O Estado possui atualmente 236 mil pescadores cadastrados no RGP, com quatro grandes empresas de pesca. Considera-se ainda que o Pará possui 40% da produção desperdiçada, por falta de infraestrutura nos locais de captura, de recepção e no processo de beneficiamento e comercialização, analisou o relatório.

[caption id="attachment_3693" align="aligncenter" width="548"]tabela 3 Crédito da imagem: Relatório MPA[/caption]

Segundo as tabelas, o mês de junho foi o mais forte, principalmente no quesito pesca selvagem, chegando a 80 mil toneladas de pescado. Já quando se fala de aquicultura, os resultados são menores, raramente ultrapassando 30 mil toneladas e o Estado mais forte continua sendo o Pará.

[caption id="attachment_3692" align="aligncenter" width="596"]tabela 2 Crédito da imagem: Relatório MPA[/caption]

2012, 2013, aquicultura, maranhão, MPA, Pará, pesca, relatório

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3