Na véspera da Semana do Pescado, preço dos alimentos pode sofrer alta
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Na véspera da Semana do Pescado, preço dos alimentos pode sofrer alta

Abras estima que aumento poderá ser visto já nas próximas semanas e é consequência do recente reajuste nos combustíveis

24 de agosto de 2023

Na véspera da Semana do Pescado, que neste ano chega à sua 20ª edição e será realizada de 1º a 15 de setembro, uma alta nos preços dos alimentos poderá ser sentida pelos consumidores em todo o País. A estimativa é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e indica que esse aumento poderá ser visto já nas próximas semanas como consequência do recente reajuste nos combustíveis vendidos a distribuidoras. 
 
De acordo com a Petrobras, o preço médio do litro de gasolina foi elevado em R$ 0,41 (+16,3%), de R$ 2,52 para R$ 2,93. Já o diesel aumentou 25,8%. A medida passou a valer na quarta-feira (16). 
 
Com isso, a Abras pontua que a alta significativa dos combustíveis deve refletir em aumento no preço dos produtos e impactar toda a cadeia produtiva. As carnes e laticínios, por exemplo, devem ter um aumento de preço no início de setembro, enquanto os itens industrializados podem subir em cerca de 30 dias.
 
O vice-presidente Institucional da Abras, Márcio Milan, destaca que o varejo não esperava um aumento tão expressivo nos preços dos combustíveis, principalmente no diesel, e que isso afeta a inflação imediatamente. "Toda cadeia produtiva é impactada, com as altas de preços chegando até a mesa do consumidor”, explica.
 
Na segunda-feira (21), o relatório Focus, que resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas pelo Banco Central (BC) até a sexta-feira anterior à sua divulgação, revelou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, deve terminar este ano em 4,9%. No relatório anterior a projeção era de 4,84%. Já conforme o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para 2023 é de 3,25%.
 
Semana do Pescado 2023: ano de capilarizar ainda mais
 
Com uma série de ações promocionais nos principais varejos brasileiros, diversas marcas e estabelecimentos costumam participar de ações para o aumento do consumo de pescado em todo o Brasil durante a Semana do Pescado.
 
Originalmente criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), como campanha de incentivo às vendas na Semana do Pescado, está sendo organizada atualmente pelo próprio setor produtivo (saiba mais).
 
Neste ano, a campanha pretende descentralizar as ações dos grandes centros de produção de consumo e pescado e atingir todas as cidades brasileiras. Outro ponto-chave dos organizadores é ampliar a informação sobre as espécies e as origens dos produtos, com foco na boa qualidade e sustentabilidade destes.
 
Créditos: Canva
 
 

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