Piscicultura de SP na mira da Seafood Brasil: Royal Fish, Águas Claras e MCassab recebem primeiras visitas

Piscicultura de SP na mira da Seafood Brasil: Royal Fish, Águas Claras e MCassab recebem primeiras visitas

Ao longo do mês de abril e maio, a Seafood Brasil programou uma série de viagens ao interior paulista para constatar o nível de desenvolvimento de algumas das principais pisciculturas comerciais do Estado. Nossa jornada começou com três visitas a estruturas quase integralmente verticalizadas: Royal Fish (Itapevi/Sumaré/Santa Clara D´Oeste), Piscicultura Águas Claras/Colpani (Mococa) e MCassab (Rifaina).

30 de abril de 2015

Ao longo do mês de abril e maio, a Seafood Brasil programou uma série de viagens ao interior paulista para constatar o nível de desenvolvimento de algumas das principais pisciculturas comerciais do Estado. Nossa jornada começou com três visitas a estruturas quase integralmente verticalizadas: Royal Fish (Itupeva/Sumaré/Santa Clara D´Oeste), Piscicultura Águas Claras/Colpani (Mococa) e MCassab (Rifaina).

Administrada por quatro sócios, entre os quais o veterinário Juliano Kubitza, a Royal Fish é pioneira na reprodução e engorda de tilápia vermelha, comercialmente batizada como Saint Peter. São três as unidades de produção, das quais a Seafood Brasil já visitou duas (em Itupeva e Sumaré). O executivo relatou à reportagem algumas novidades, entre as quais a expansão de estufas para abrigar a reprodução, o que será apresentado em detalhes na próxima Seafood Brasil #9.

Mais detalhes sobre a reformulação que a Piscicultura Águas Claras está preparando em sua estrutura também farão parte da próxima edição. A empresa, de propriedade da família Colpani, é administrada pelos irmãos Martinho e Thiago e produz alevinos de tilápia, pintado, dourado, matrinxã, pirarucu, entre outros. Eles contaram à reportagem que têm grandes expectativas em uma espécie com potencial para revolucionar a aquicultura brasileira.

[caption id="attachment_7125" align="alignleft" width="477"]Cultivo de tilápias da MCassab: 7 pessoas cuidam da produção, totalmente automatizada Cultivo de tilápias da MCassab: 7 pessoas cuidam dos tanques, totalmente automatizados[/caption]

A transformação por qual passa a turística cidade de Rifaina após a abertura do frigorífico da MCassab também será alvo da matéria. A empresa, que cultiva tilápias a uma distância de 7km do frigorífico, instalado às margens da Rodovia Cândido Portinari, investiu mais de R$ 100 milhões para construir uma estrutura análoga ao que existe nas salmoniculturas chilenas e norueguesas, inclusive com equipamentos importados destes países. Tecnologias inovadoras vão desde a produção ao processamento, como reversão sexual por temperatura, controle computadorizado de alimentação e até um skinner industrial.

Acompanhe aqui no site a nossa viagem pelo interior de São Paulo e, na Seafood Brasil #9 a cobertura completa das pisciculturas paulistas.

alevinagem, Colpani, MCassab, piscicultura, Piscicultura Águas Claras, reprodução, reversão sexual, Royal Fish

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3