Radicalismo de Trump alimenta campanha nacional em defesa do pescado nos EUA
Cadeia produtiva diz que medida para defender a competitividade dos produtores surte o efeito contrário
14 de setembro de 2018
O National Fisheries Institute (NFI), órgão privado mantido pelas empresas do pescado nos Estados Unidos, deflagrou recentemente a campanha Seafood, See Jobs, para reverter as medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump, que prejudicam as importações de pescado ao país.
A entidade converteu seu site (www.aboutseafood.com), um portal que tradicionalmente fomenta o consumo de pescado, em uma espécie de manifesto pela defesa dos empregos e negócios gerados pelas importações. Em uma tentativa de proteger os produtores nacionais, o governo Trump decidiu sobretaxar desde insumos à produção a produtos acabados.
Esta reportagem publicada no Wall Street Journal (em inglês) mostra como diversos setores, inclusive o representado pela NFI, resolveram se unir para rechaçar as propostas do presidente Trump. A Associação dos Comerciantes de Lagosta do Maine indica que as tarifas irão prejudicá-los por conta de impostos recíprocos impostos nas lagostas americanas que não são aplicadas às canadenses, capturadas na mesma região do Atlântico.
A NFI irá organizar uma missão neste mês a Washington com membros do Congresso e a administração Trump com indústrias e importadores de Estados como Texas e Minnesota, no centro do País. "Este pessoal quer vender lagostas, não querem perder tempo com lobby no Congresso", disse ao jornal a diretora-executiva da associação do Maine, Annie Tselikis.
Veja aqui um dos vídeos da campanha (em inglês), sobre a responsável por uma planta que importa pescado de diversas origens:
https://www.youtube.com/watch?v=bVZyS7BsZJ0
governo Trump, guerra tarifária, impostos, National Fisheries Institute, NFI