Rio Grande do Norte ganhará parque para produção de pescado

Rio Grande do Norte ganhará parque para produção de pescado

16 de setembro de 2014

Crédito da imagem: Divulgação/ MPA/ Portal Brasil


O governo federal está implementando o Parque Aquícola Armando Ribeiro Gonçalves - a primeira "fazenda de criação de pescado" do Rio Grande do Norte. Esta é considerada a primeira das mais importantes etapas do processo de produção de pescado no Estado, que agora está na responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (Sepoa/MPA), que coordenará os próximos passos para a implementação do parque aquícola.


O parque conta com uma área de aproximadamente 54 hectares, distribuídos entre as quatro áreas aquícolas (localizadas dentro do parque) outorgadas pela ANA.


No Parque Amando Ribeiro Gonçalves poderão ser criadas espécies de pescado autorizadas pelo Ibama para as Bacias do Nordeste, entre elas: tilápia, tambaqui, tucunaré, pacu, carpa e pirarucu, entre outras.


O cultivo de pescado no Reservatório da Usina Hidrelétrica Armando Ribeiro Gonçalves, que abrange os rios Piranhas e Açu, foi oficialmente liberado a partir da chamada Outorga de Produção, concedida pela Agência Nacional de Águas (ANA) ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


De acordo com a secretária nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince, o Rio Grande do Norte é o segundo Estado do Nordeste no ranking dos maiores produtores de pescado de água salgada da região, ficando atrás apenas do Ceará.


"O que pretendemos é incentivar o Rio Grande do Norte a se tornar um dos maiores produtores de pescado também em águas continentais porque sabemos que, no estado, a aquicultura é tratada com prioridade e possui grande potencial para se desenvolver ainda mais", completa a secretária em comunicado.


 

. aquícola, aquicultura, MPA, parque, peixe, pescado, Rio Grande do Norte

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3