Três novas espécies entram pela primeira vez na lista de defeso

Três novas espécies entram pela primeira vez na lista de defeso

21 de outubro de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: Nao Iizuka


 As espécies Jaraqui, Surubim e Caparari vão entrar pela primeira vez na lista de proteção de defeso, que acontecerá de 14 de novembro a 31 de março de 2015, na região da Amazônia.

A inclusão das novas espécies foi decidida após votação no Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura em conjunto com o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

“Essas espécies vieram de uma demanda do setor pesqueiro, teve uma votação dentro do Conselho Estadual, que enviou para o Conselho de Meio Ambiente, onde foi editada uma resolução reconhecendo”, afirma Nonata Lopes, gerente de Controle da Pesca do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), disse a Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom). 

Com a decisão, o Ipaam deverá iniciar, no início do próximo mês, uma campanha de sensibilização sobre o período de defeso. As espécies que estão na lista de proteção para a reprodução são: o tambaqui, que já está no defeso desde o início do mês de outubro; espécies como matrinxã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e mapará, que entram no defeso a partir do mês de novembro; e, juntamente, as novas espécies surubim, carapari e jaraqui.

 

Amazonas, Amazônia, Caparari, Defeso, espécies, Jaraqui, peixe, pescado, Pirarucu, Surubim

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3