20ª Semana do Pescado começa hoje (1); Veja ações
Varejo

20ª Semana do Pescado começa hoje (1); Veja ações

Iniciativa novamente busca envolver milhares de pessoas e estabelecimentos em suas atividades ao longo de duas semanas

01 de setembro de 2023

Começa hoje (1º) e vai até o dia 15 de setembro, a 20ª edição da Semana do Pescado. A iniciativa de destaque retoma sua atividade anual, visando promover o consumo e a venda de produtos provenientes da pesca e aquicultura em todo o Brasil que novamente busca envolver toda a cadeia de pescado e milhares de pessoas e estabelecimentos em suas atividades ao longo de duas semanas.
 
Com ações em todo o Brasil, a Seafood Brasil separou algumas iniciativas que estão programadas para a 20ª edição da Semana do Pescado. Veja a seguir:
 
Abertura com oficina gastronômica 
 
Em São Paulo, aconteceu ontem (31/8) a abertura nacional da 20ª edição da Semana do Pescado, no Hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping, no Jardim Paulista. 
 
Várias ações promocionais de consumo saudável e descontos especiais em peixes frescos e frutos do mar marcaram a abertura das atividades com presença do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, membros da coordenação nacional do evento e empresários.
 
Com iniciativas para estimular uma alimentação mais saudável, sustentável e consciente, após o evento houve oficina gastronômica sob supervisão do Chef Amon Assis que ensinou receitas com dicas para preparo de pescado. O público participou de Degustação Gourmet com ações interativas na peixaria.
 
Já a Rede de Supermercados Pague Menos realiza, de 1º a 14 de setembro, o “Festival de Peixes” em suas 33 lojas físicas e no e-commerce. Durante essa iniciativa, os consumidores terão a oportunidade de explorar uma seleção diversificada de tipos de peixes e acompanhamentos, apresentados em uma revista especial. Essa variedade oferecerá opções para a preparação de pratos elaborados e saborosos.
 
Destaque também para a 1ª edição do Tem Peixe na Vila!,  promovido pelo Instituto de Pesca, no sábado e domingo (2 e 3/9), 10h às 19h, na sede da entidade, na Vila Mariana. Evento visa incentivar consumo, promover e fortalecer todos que trabalham com pescado, além de conscientizar população sobre cadeia produtiva e pesquisas. A programação terá atividades para adultos e crianças: oficinas de culinária com receitas à base de peixe, barracas com produtos artesanais, food trucks, entre outras.
 
Campanha abençoada
 
No Rio de Janeiro, o lançamento aconteceu na quinta-feira (31/08), às 20h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado. Aos pés do Cristo Redentor, o Reitor do Santuário, Padre Omar, abençoou peixes levados por pescadores. 
 
Na ocasião, o monumento ao Cristo Redentor também foi iluminado em azul e branco, simbolizando rios e mares. Participaram da abertura da campanha o Ministro do MPA, André de Paula, a coordenação nacional do evento, além de empresários e representantes da autoridade pública do Rio de Janeiro e de Niterói.
 
Durante a campanha também serão doadas quatro toneladas de peixes pelo Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), com apoio da empresa Frescato Company, responsável pelo beneficiamento e expedição do produto. A doação será destinada às instituições sociais atendidas pelo Setor Cristo Sustentável, do Santuário Cristo Redentor.
  
Também são atrações da Campanha no Estado a primeira edição do festival gastronômico Fish Week, Rio de Janeiro e Niterói, com preços promocionais nos restaurantes Toca da Traíra, Clássico Beach Club, Berbigão Grill e Bicho Papão.
 
Em Niterói, o Mercado de Peixe São Pedro aderiu à campanha com promoção especial de pescado. A programação da Semana do Pescado também conta com ação especial em alguns restaurantes da Praia das Pedrinhas, domingo (03 e 10/9). 
 
Já em São Gonçalo, a Semana do Pescado será realizada na Praia das Pedrinhas, nos domingos de 3 e 10 de setembro, onde sete restaurantes da orla participarão da campanha. Os restaurantes que irão integrar a Semana do Pescado são : Lammas Bar, Brasas Bar e Restaurante, Bar Faico, Bom Gosto, 7 sabores, Sayonara e Barneys. Veja mais informações aqui. 
 
Foco no  foco o setor gastronômico 
 
Em Itajaí, Santa Catarina, o evento deste ano terá como foco o setor gastronômico da cidade. Entre o período da campanha, diversos restaurantes do município estarão oferecendo pratos à base de pescado com preços promocionais. A ação local é uma iniciativa do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), em parceria com a Secretaria de Turismo municipal, a Univali, a ACII e o Convention & Visitors Bureau de Itajaí.
 
Referência em pesquisas pesqueiras no Brasil, a Univali participa da ação através do setor de gastronomia e do Bistrô do Sabor, o restaurante escola, que durante o período vai oferecer um menu promocional. Criado pelo Chef Julio Pereira, o prato principal terá como base a corvina, uma das espécies mais produzidas na região.
 
Ainda em Itajaí, além da ação com os restaurantes, a comunidade poderá aproveitar as tradicionais promoções nos boxes dos mercados públicos no Centro e do bairro São Vicente.
 
Programação extensa
 
No Mato Grosso do Sul terá agenda de lançamento dessa campanha hoje (1°), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a iniciativa terá uma programação extensa que vai desde descontos em supermercados, bares, restaurantes até palestras e encontros de negócios do setor produtivo. Veja mais aqui.
 
Marcas na Campanha
 
As marcas de pescado também aproveitam a “segunda quaresma” do ano para impulsionarem seus produtos no varejo e food service. A Frescatto, por exemplo, negociou condições especiais em redes de supermercados e restaurantes. “Com evolução em pesquisas e uma maior preocupação com a saúde, cada vez mais se fala sobre os benefícios da inclusão do peixe na rotina de alimentação. Somos patrocinadores da Semana do Pescado desde a primeira edição. Temos como objetivo agregar a adesão de todos os setores envolvidos, desde as redes de varejo aos restaurantes. É um verdadeiro trabalho de equipe.”, enfatiza Thiago De Luca, CEO da Frescatto. Veja mais informações aqui.
 
Já a Copacol também vem com tudo nos supermercados brasileiros e na mídia durante a Semana  do Pescado 2023 com a variedade de produtos da marca em destaque nas gôndolas. “Estamos presentes em todo o País cooperando com pescados de origem certificada, com a qualidade reconhecida pelos consumidores. A Semana Nacional do Pescado é o momento para destacar a importância dessa proteína, que gera desenvolvimento e melhores condições de vida para quem está envolvido na atividade”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol. 
 
Ana Paula Padrão, apresentadora do MasterChef Brasil, está à frente da campanha desenvolvida pela marca para enaltecer a Campanha. Saiba mais aqui.
 
Clique aqui e confira os materiais disponibilizados pela coordenação do evento e que podem ser personalizados para incrementar as vendas do período e engajar os diferentes públicos.
 
Créditos: Coordenação Semana do Pescado
 
 

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3