20ª Semana do Pescado: materiais da campanha já estão disponíveis
Comercialização

20ª Semana do Pescado: materiais da campanha já estão disponíveis

Falta um mês para a “segunda Quaresma” do varejo

08 de agosto de 2023

Estimular o consumo de produtos da pesca e da aquicultura em atividades que envolvem milhares de pessoas em todo o Brasil, é o foco principal da Semana do Pescado, que chega em 2022 à sua 20ª edição e será realizada de 1º a 15 de setembro. A coordenação do evento já divulgou um link com todos os materiais que podem ser personalizados para incrementar as vendas do período e engajar os diferentes públicos. 
 
Neste link estão reunidos todos os materiais produzidos pela coordenação da campanha, como as peças em alta qualidade para impressão, a logomarca e outros. "Reforçamos que todos esses materiais e infraestrutura básica que criamos está a inteira disposição de todos os atores envolvidos direta e indiretamente na cadeia produtiva", indica a coordenação. 
 
Os organizadores informam ainda que não é preciso conseguir a validação da coordenação para impressão ou divulgação das peças ou criação de eventos e promoções. "Tudo o que pedimos é que nos mantenham informados para que possamos dar ainda mais visibilidade a esses trabalhos. Nosso canais oficiais de contato são: o e- mail contato@semanadopescado.com.br e nosso perfil na rede social Instagram @semanadopescado", frisam.
 
 
 
2023: ano de capilarizar ainda mais
Originalmente criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), como campanha de incentivo às vendas, está sendo organizada atualmente pelo próprio setor produtivo. “A Semana do Pescado foi concebida no Brasil por duas razões. A primeira, com o objetivo de criar a cultura do consumo regular de pescado, que é sinônimo de saúde e qualidade de vida, portanto é bom para todos. Além disso, o aumento do consumo em um país que tem mais de 200 milhões de habitantes impacta diretamente na economia e especialmente na cadeia produtiva. Ou seja, aumentar a demanda vai estimular a produção, gerar empregos, renda e riqueza para o Brasil, desenvolvendo o grande potencial produtivo que temos nas áreas da aquicultura e da pesca”, afirma um dos integrantes do comitê organizador da Semana do Pescado, o ex-ministro Altemir Gregolin.
 
A partir do estímulo com as peças e ativação dos parceiros, o evento depende fortemente do engajamento natural da cadeia. "Esclarecemos que a Semana do Pescado não é um evento nos moldes tradicionais, mas uma forte organização de toda cadeia de pescado, com a finalidade de realizar vários eventos simultâneos, focados no fomento ao consumo, sendo estes, concentrados em um mesmo período do ano. Não há, portanto, eventos oficiais ou não oficiais. Nossos patrocinadores e apoiadores irão realizar diversos eventos e ações durante o período, para estimular a venda do pescado movimentando toda a cadeia produtiva e adjacente", indica André Medeiros, um dos integrantes da coordenação central.
 
Neste ano, a campanha pretende descentralizar as ações dos grandes centros de produção de consumo e pescado e atingir todas as cidades brasileiras. É uma forma de respeitar e contribuir com a pluralidade da cadeia produtiva nacional, que inclui desde os pequenos produtores artesanais até as grandes indústrias e pontos de comercialização. Neste ano de 2023, o objetivo é atingir a maioria dos Estados brasileiros. 
 
Outro ponto-chave dos organizadores é ampliar a informação sobre as espécies e as origens dos produtos, com foco na boa qualidade e sustentabilidade destes. A ideia é apresentar as inúmeras possibilidades de espécies provenientes da pesca e aquicultura, além da diversidade de produtos frescos, congelados e processados que estão disponíveis. A proposta busca ainda desmistificar que o pescado é um produto de difícil preparo, limpeza e armazenamento, bem como, que o consumo deve estar atrelado somente a datas especiais.
 
Em 2022: articulação e engajamento
A 19ª edição da Semana do Pescado, realizada em 2022, marcou uma nova fase de articulação e engajamento do setor produtivo, das empresas e das entidades nacionais que atuam em prol do setor de pescado. “As reuniões virtuais foram essenciais para nos aproximar da realidade de cada Estado e lograrmos a descentralização das ações. Acredito que demos um passo certeiro no sentido de aproximar a campanha do consumidor, ampliando o alcance da Semana a nível nacional. Seguimos trabalhando juntos para que a 20ª edição seja ainda mais inclusiva e a mais abrangente de todas”, enfatiza Thamires Quinhões, que é membro do comitê organizador do evento.
 
As parcerias com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) também foram fundamentais para que a campanha ganhasse maior adesão das redes do varejo e do food service.
 
A Coordenação Nacional da Semana do Pescado em 2023 é composta pelo ex-ministro da aquicultura e pesca e Presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin; André Medeiros (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do RJ - SEDEICS/RJ); Manuela Ornelas (peixaria Divina Providência, RJ); Thamires Quinhões (Diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - Abrapes); Roberto Imai (Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo - Sipesp); Paco Faria (Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA), Juliana Galvão (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo - ESALQ/USP) e Giovana Crema (Coordenadora Geral do Ministério da Pesca - MPA).

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