5 Perguntas à Danielle Garry, primeira mulher a presidir o IFB
Food Service

5 Perguntas à Danielle Garry, primeira mulher a presidir o IFB

Garry acumula mais de 20 anos de experiência no mercado food service

20 de maio de 2024

Danielle Garry se torna a primeira mulher a presidir o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e usa seu próprio exemplo para deixar um legado que seja memorável não só para o setor, mas também para a trajetória de todas as mulheres que estão dentro e fora dele. 
 
Dizem por aí que a primeira vez de algo é sempre inesquecível. E se existia alguma dúvida do quanto o que esse dito popular é a mais pura verdade, ela se acabou em 2024 quando Danielle Garry foi nomeada a nova presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB). 
 
Garry acumula mais de 20 anos de experiência no mercado food service, com passagens por empresas renomadas como Unilever Foodsolutions e Nestlé Professional - atualmente, ela é responsável pela área de vendas na Puratos, empresa belga da indústria de panificação, confeitaria e chocolate. 
 
Conhecida por sua liderança de sucesso e a forma apaixonada que sempre se dedicou ao nicho de alimentação fora do lar para vencer desafios e promover excelência e crescimento sustentável do segmento, a trajetória da paulistana chegou a um ápice inédito no início deste ano: ela se tornou a primeira mulher a liderar o IFB, sendo esse um marco histórico não só para a entidade, mas também na trajetória de vida profissional e pessoal de Garry. 
 
Dentre outros assuntos, a nova presidente do IFB revela neste bate-papo como o pescado pode ser um aliado importante para fortalecer o setor de food service, qual o legado que ela espera deixar às mulheres estando à frente da entidade e ainda deixa um recado inspirador e inesquecível a todas as profissionais que ajudam a compor nossa cadeia de pescado. Veja tudo a seguir! 
 
 
SB 1) Como recebeu o resultado da eleição que sagrou você como a nova presidente do Instituto Foodservice Brasil? Quais serão seus maiores desafios à frente da entidade?
 
DG: Receber a notícia da minha nomeação como a nova presidente do IFB foi um momento de imenso orgulho e gratidão. Este marco não representa apenas uma conquista pessoal, mas também um avanço para a diversidade e a inclusão dentro do nosso setor. É uma honra ser reconhecida e eu vejo isso como uma confirmação da intensa dedicação e da paixão que tenho dedicado ao segmento de alimentação fora do lar ao longo dos anos. 
 
Também estou ciente da responsabilidade e dos desafios que acompanham a liderança de uma organização tão importante para o nicho de alimentação fora do lar no Brasil. Nossa missão de promover tecnologia, desenvolvimento sustentável e a profissionalização desta área é mais relevante do que nunca, especialmente em um momento de rápidas mudanças.
 
Por isso, no IFB, intensificaremos nossas iniciativas para promover a adoção de tecnologias inovadoras entre nossos associados através do Comitê dedicado ao assunto. Também vamos integrar a sustentabilidade como um dos pilares das atividades do IFB com soluções sustentáveis, realização de workshops sobre gestão ambiental e criação de incentivos para empresas que adotarem práticas verdes. Por fim, para qualificar a mão de obra, estamos trabalhando em um projeto de treinamento e capacitação, em parceria com instituições de ensino e entidades especializadas, para abordar as necessidades de desenvolvimento profissional em todos os níveis do setor. 
 
Outro desafio importante é navegar pelo ambiente regulatório e representar efetivamente os interesses da área junto aos órgãos governamentais e entidades reguladoras. Investimos nossos esforços de advocacia, trabalhando de perto com órgãos governamentais e reguladores para assegurar que as vozes de nossos associados sejam ouvidas. A criação de um ambiente regulatório favorável é essencial para o crescimento e a inovação do segmento.
 
 
SB 2) Sendo a primeira mulher a presidir o IFB, qual é a representatividade que você espera trazer às mulheres, sejam elas parte do setor ou não? Qual o legado que você quer deixar a elas?
 
DG: Minha nomeação como presidente do IFB simboliza um momento significativo de progresso e mudança. Representa a quebra de barreiras em uma área tradicionalmente dominada por homens, enviando uma mensagem poderosa de que as profissionais femininas não apenas pertencem a espaços de liderança, mas também podem prosperar neles. Espero sim inspirar outras profissionais a perseguirem suas paixões e objetivos de carreira com confiança, sabendo que suas vozes e contribuições são valiosas e necessárias.
 
Quero ser um exemplo tangível de que, com determinação, habilidade e apoio, as barreiras podem ser quebradas.
Neste contexto, quero deixar em meu mandato uma mudança sustentável e um progresso contínuo em direção à igualdade de gênero. Ao liderar com integridade, paixão e compromisso, espero inspirar não apenas as mulheres no setor de food service, mas também fora dele, a reconhecerem seu potencial ilimitado e lutarem por seus lugares à mesa de liderança.
 
SB: 3) Em março de 2024, o IFB promoveu o evento "Conexão IFB - Mulheres na Liderança" em Barueri, São Paulo. Quais outros eventos e ações que você, à frente do instituto, pretende realizar com este viés durante o seu mandato?
 
DG: Estou entusiasmada com a oportunidade de ampliar e aprofundar nosso compromisso com a promoção de mulheres na liderança, não só para o nicho de food service, mas em todas as esferas de atuação profissional. O evento "Conexão IFB - Mulheres na Liderança" foi apenas o começo de uma série de iniciativas planejadas para destacar e apoiar cada profissional feminina em posições de liderança. 
 
Planejamos organizar fóruns de liderança feminina, proporcionando um espaço para empreendedoras e profissionais de diversas áreas compartilhem suas experiências, desafios e sucessos. Esses fóruns serão uma oportunidade para networking, aprendizado mútuo e inspiração.
 
Para ampliar o impacto de nossas iniciativas, buscaremos estabelecer ainda parcerias com outras organizações, empresas e instituições de ensino que compartilham nosso compromisso com a promoção da liderança feminina. Através dessas parcerias, podemos oferecer mais recursos, oportunidades e plataformas que criem um ambiente em que mulheres de todas as esferas possam se sentir à vontade, trocar experiências e prosperar rumo à liderança. 
 
Leia a entrevista completa em "5 Perguntas" na Seafood Brasil #53. Clique aqui.
 
Créditos da imagem: IFB
 
 
 

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