A atuação da Embrapa Pesca e Aquicultura em busca do tambaqui ideal
Aquicultura

A atuação da Embrapa Pesca e Aquicultura em busca do tambaqui ideal

Com ciência, tecnologia e parcerias estratégicas, entidade está no caminho para uma piscicultura mais moderna, entre as espécies nativas

11 de julho de 2025

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


À medida que o setor avança rumo à profissionalização, a genética deixa de ser coadjuvante na piscicultura brasileira e cresce a percepção de que a competitividade das espécies nativas também passa, necessariamente, pelo melhoramento genético. Nesse movimento, a Embrapa Pesca e Aquicultura tem desempenhado um papel importante com a busca pelo desenvolvimento de linhagens superiores de tambaqui (Colossoma macropomum), o peixe nativo mais produzido no Brasil.

“A genética é um dos pilares fundamentais da produção vegetal e animal. No entanto, a maior parte do tambaqui produzido na aquicultura ainda não passou por um processo efetivo de melhoramento genético”, alerta a pesquisadora da Embrapa, Luciana Shiotsuki. Segundo ela, isso representa uma lacuna, mas também uma oportunidade estratégica para empresas que apostam em genética. “Sem produtos geneticamente melhorados, a cadeia produtiva do tambaqui atualmente enfrenta dificuldades para se tornar competitiva na indústria do pescado”, reforça.

A Embrapa lidera um projeto que busca mudar esse cenário: o “Inovação Genômica na Aquicultura: Estratégias de Seleção para Potencializar a Produção Sustentável do Tambaqui”, iniciativa vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT Peixes). Coordenado pelo professor Marcelo de Bello Cioffi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o projeto reúne uma rede robusta com 30 universidades e institutos nacionais e 22 instituições internacionais.


Estrutura da pesquisa e resultados esperados

Na unidade da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), o foco está na criação das progênies e nos testes de desempenho. Lá, os dados coletados incluem peso, comprimento total, altura e outras variáveis fenotípicas de interesse. “A implementação de um programa estruturado de melhoramento genético para o tambaqui não apenas fortalecerá a cadeia produtiva dessa espécie nativa, mas também permitirá a padronização da produção e a seleção de indivíduos com melhor desempenho zootécnico, resultando em um ciclo produtivo mais eficiente, com maior taxa de crescimento, menor mortalidade e menor incidência de deformidades”, explica a pesquisadora Luciana Shiotsuki.

Além disso, a caracterização genética da espécie impulsionará o desenvolvimento de pacotes tecnológicos integrados, incluindo rações mais eficientes e adaptadas ao metabolismo do tambaqui, protocolos sanitários e estratégias reprodutivas otimizadas.

O pesquisador Diogo Teruo Hashimoto complementa que o impacto esperado vai além do ganho técnico. “O principal impacto deste projeto é melhorar a cadeia produtiva do tambaqui, viabilizando a disponibilização de material genético de alto desempenho zootécnico para a indústria de peixes nativos. Isso será alcançado por meio de um programa acelerado de genômica, que impulsionará significativamente o melhoramento genético da espécie”, afirma.

Segundo Hashimoto, a pesquisa busca identificar indivíduos com melhor desempenho produtivo, utilizando ferramentas genômicas de baixo custo, especialmente voltadas para crescimento acelerado e resistência a fatores ambientais adversos.


Este texto é a última parte da matéria de "Capa" da Seafood Brasil #58. Para ler esta e outras matérias desta edição na íntegraclique aqui.
  Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Acripar
Crédito foto texto 01: Jefferson Christofoletti

Crédito foto texto 02: Darlin Dayan Echeverri Céspedes

58, Capa, Embrapa Pesca e Aquicultura, genética, Luciana Shiotsuki, seafood brasil, tambaqui

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3