Anuário PeixeBR: Brasil amplia produção de tilápia em 14,3% em 2024
Desempenho reforça a liderança da espécie na piscicultura nacional, respondendo por 68,36% da produção total de peixes
26 de fevereiro de 2025
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!
A produção de tilápia no Brasil alcançou 662.230 toneladas em 2024, um salto de 14,36% em relação ao ano anterior (579.080 t). O desempenho reforça a liderança da espécie na piscicultura nacional, respondendo por 68,36% da produção total de peixes de cultivo no País. Os dados são do Anuário 2025 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).
“A produção tem ciclo longo, que inicia no alojamento de alevinos. Ainda em 2023, os produtores aproveitaram um momento favorável e aumentaram consideravelmente a oferta. Isso significou produção recorde em 2024”, explica Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR.
Conforme ele, pelo lado positivo, os números foram excelentes, comprovando que a tilápia se tornou uma proteína animal apreciada pelo consumidor brasileiro. Pelo lado negativo, os preços ao produtor oscilaram durante boa parte do ano. “Como nos mostram os resultados de outras importantes cadeias produtivas, como frangos e suínos, o equilíbrio é fundamental para o crescimento a longo prazo” fala. Logo, para Medeiros, é preciso que todos os elos atuem em conjunto para proporcionar resultado econômico positivo para todos – dos fornecedores de genética à indústria.
Conforme o levantamento, a expansão da tilapicultura foi observada em praticamente todas as regiões do País, com exceção do Norte, onde os peixes nativos seguem predominantes. O crescimento da espécie reflete as condições favoráveis de cultivo, ao empenho dos produtores, ao retorno econômico da espécie e, na ponta, ao contínuo aumento do consumo em todas as localidades.
O percentual da espécie cresce ano após ano. Em 2023, representava 65,3%. Em uma década – período em que a PeixeBR realiza o levantamento anual –, a produção de tilápia cresceu mais de duas vezes, sendo que, em 2015, era de 285 mil toneladas.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos da imagem: Seafood Brasil
AnuárioPeixeBR, aquicultura, panga, PeixeBR, peixes nativos, piscicultura, tambaqui, tilápia