Anufood Brazil chega a 4ª edição; Confira atrações confirmadas
Comercialização

Anufood Brazil chega a 4ª edição; Confira atrações confirmadas

Evento acontecerá no Distrito Anhembi em São Paulo, no mês de abril de 2023

15 de fevereiro de 2023

Entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, a cidade de São Paulo sediará pela quarta vez a Anufood Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. O evento é organizado pela Koelnmesse Brasil e tem a missão de gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para varejo, alimentação fora do lar, hotelaria, distribuidores e atacadista.
 
Um setor em constante evolução, a indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do País: representa 10,6% do PIB brasileiro e gera 1,72 milhão de empregos formais e diretos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). “É muito bom realizar este tipo de evento, em que empresas de diferentes locais do Brasil e exterior podem se encontrar para fazer networking, atualizar-se sobre o mercado, participar de atrações e encontrar soluções para os seus negócios”, afirma Polliana Claudino, gerente de projetos da Anufood  Brazil.
 
Em 2023, a feira acontecerá em um novo local, no Distrito Anhembi, e apresentará aos seus visitantes, lançamentos e tendências dos setores de Agrifoods, Bread & Bakery, Chilled & Fresh Foods, Dairy, Drinks, Fine Foods, Food Service, Meat, Organic e Sweets & Snacks.
 
“A cada edição a feira vem crescendo em conteúdo e atrações que ajudam a movimentar os negócios de seus participantes. As expectativas são as melhores possíveis, pois procuramos inovar sempre. Por exemplo, na próxima edição, teremos o 1° Curso Prático para Açougue de Primeira e o Boteco Saudável realizado pela ABRASEL, que também promoverá o 1° Concurso do Melhor Petisco Saudável do país”, contou Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil.
 
Além das novidades, reforça o executivo, “daremos continuidade a projetos que deram muito certo na edição de 2022 como: Espaço Descobertas, 2º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, Congresso Anufood Brazil em parceria com a FGV, com conteúdo especializado da Embrapa, que é responsável por um painel exclusivo e IV Encontro ABRASEL–ESBRE”, complementou.
 
“O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, depois dos Estados Unidos, abastecendo 190 países. Pretendemos oferecer aos visitantes a sintonia com as principais tendências globais. Temos certeza de que o evento vai contribuir para trazer novos conhecimentos, ampliar as redes de contato e enriquecer as jornadas de inovação das empresas participantes”, reforçou Beni.
 
Confira a seguir algumas atrações já confirmada na feira deste ano:
 
Supermercados de bairro
Um supermercado modelo será montado dentro da Anufood Brazil. Com diversas seções, o estabelecimento servirá de espaço para a integração entre proprietários, fornecedores e clientes no evento. “Temos a tradição de realizar essa feira de negócios com exposição de equipamentos, produtos e serviços. Há mais de 20 anos realizamos esse formato de feira no Rio Grande do Sul. Sem ser estande, montamos um supermercado, com padaria, açougue, hortifrúti, equipamentos e produtos no local onde o proprietário, o gerente e o comprador podem conversar diretamente com o fornecedor”, contou Clóvis Polese, diretor da Expo Supermercados e do CTDE (Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial).
 
Gastronomia e setor hoteleiro
Fonte de renda importante e uma porta de entrada para o crescimento dos hotéis, a gastronomia voltará a ser destaque na feira que mostrará a importância de dar atenção a esse segmento, inclusive para atender o público externo. “Os players do setor vêm notando, cada vez mais, a relevância da gastronomia e como ela agrega experiência aos hóspedes. Levantamos a bandeira pela gastronomia há algum tempo e pudemos perceber que os hoteleiros estão dando uma ênfase maior à gastronomia", fala Peter Kutuchian, fundador e CEO do portal Hotelier News.
 
"Aqueles que estão tendo melhores resultados são os que separaram a operação e o próprio business do hotel, trabalhando o marketing digital de forma independente. Na verdade, o foco é atrair o público local, não o hóspede. Acredito que este é o maior segredo. É óbvio que existem casos e casos, como, por exemplo, os resorts all inclusive que precisam destacar sua gastronomia e encantar o cliente, deixando a receita de lado, mas os hotéis urbanos que possuem uma veia para a gastronomia podem ter ganhos muito significativos. Já temos cases nesse sentido e é o que iremos apresentar na programação”, completa.
 
Espaço Descobertas
Para conectar pequenas e médias indústrias aos varejistas, a edição de 2023 terá o Espaço Descobertas, em parceria com a Local.e. Trata-se de uma oportunidade para as empresas exporem suas novidades em um dos principais eventos do setor de A&B da América Latina. O objetivo é apresentar lançamentos que estão de acordo com as principais tendências atuais, com destaque para produtos sustentáveis, saudáveis e novas marcas.
 
O Espaço Descobertas terá, em 2023, 50 expositores, ou seja, um aumento de 40% em relação à edição de 2022. O mix de empresas foi pensado para adicionar novidades, diferenciação e relevância ao portfólio dos varejistas. 
 
Pavilhão exclusivo para as companhias dos Estados Unidos
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) continuará tendo um pavilhão exclusivo no evento para expor os lançamentos e novidades ao mercado brasileiro. Com a intenção de promover as empresas e ampliar a exportação que vem dos Estados Unidos, o pavilhão terá 198 m², mais que o dobro do tamanho da última edição. A expectativa é ampliar o número de empresas presentes de 12 para 18.
 
“Os participantes falaram muito bem da última edição, saíram satisfeitos e com boas conexões. O evento oferece excelentes oportunidades de exposição e marketing para empresas e produtores norte-americanos no mercado brasileiro. A Anufood Brazil ajuda a trazer ideias novas e, com o endosso do USDA, as empresas de alimentos e bebidas ampliam a presença no mercado”, contou Nicolas Rubio, diretor do Escritório de Comércio Agrícola do USDA em São Paulo.
 
Mais conexão internacional
Além dos Estados Unidos, a Anufood Brazil receberá, assim como na edição de 2022, pavilhões da Alemanha, Venezuela, Índia, Tailândia, China, Argentina, Indonésia, Itália, Peru, Turquia e Uruguai. Os pavilhões internacionais devem ajudar a reforçar a pauta das transações comerciais entre os países.
 
Vegan Experience
Para atender e fomentar o mercado, a feira também terá um pavilhão exclusivo para a apresentação de marcas vegetarianas e veganas. O espaço, chamado Vegan Experience, é fruto de parceria com a SVB, cujo objetivo também é promover a troca de informações, expectativas e experiências entre o público e a indústria de A&B.
 
“A Vegan Experience será um espaço para as marcas apresentarem aos visitantes seus produtos, lançamentos, novidades e tendências, mostrando a força desse setor que só cresce e que, com certeza, é uma parte fundamental do futuro da indústria de alimentos e bebidas”, avalia a gerente da Anufood Brazil.
 
Mudanças de hábitos de consumo e os novos desafios da alimentação fora do lar e varejo
O uso crescente de novas tecnologias fez com que os hábitos de consumo, no Brasil e no mundo, se transformassem. Pensando nisso, a quarta edição do evento promoverá uma atualização sobre o cenário atual e mostrará quais são as tendências do mercado.
 
“O momento reflete um consumidor mais consciente e criterioso, por conta das sucessivas crises que vivemos no período (pandemia, inflação alta, baixos salários). De 2020 para cá, houve uma grande transformação nos hábitos de consumo, seja pela preferência pelo formato de delivery, seja no valor do ticket médio de cada pedido”, conta Fernando Blower, diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
 
Mesa Brasil Sesc  
Buscar alimento onde sobra e entregar onde falta. Essa é a missão do Mesa Brasil Sesc, programa que contribui para a diminuição do desperdício e ainda reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. O Mesa Brasil estará presente na Anufood Brazil com uma ação de coleta de alimentos não perecíveis, junto aos visitantes e aos expositores.
 
“Participar de uma das maiores feiras do setor de alimentos do País é uma grande oportunidade para o Sesc e sua Rede Nacional de Bancos de Alimentos, o Mesa Brasil Sesc. Uma parceria que nos permite potencializar o trabalho de combate à fome e ao desperdício de alimentos agregando novos parceiros e intensificando o relacionamento com nossos doadores”, explica Janaína Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
 
Todas as atrações: 
 
• Espaço Descobertas – Espaço reservado para apresentar as novidades de 50 marcas locais;
• 2º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro;
• 1° Curso Prático para Açougue de Primeira – Workshop para Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes;
• Expo Supermercados – Um Supermercado Modelo montado dentro de um espaço de 165m2;
• Congresso ANUFOOD Brazil – Organizado pela FGV Europe e GV Agro, abordará temas mais relevantes para toda a cadeia de valor do setor de alimentos e bebidas;
• IV Encontro ABRASEL – ESBRE – Debates e discussões com os experts do setor de bares e restaurantes;
• Boteco Saudável – Realizado pela Abrasel-SP que também promoverá o 1° Concurso para escolha do Melhor Petisco Saudável;
• Prazeres de Bar – Promovido pela Abrasel-SP trará novidades e conteúdos do setor de Bebidas Alcoólicas com pavilhão exclusivo de 90m²;
• Orgânicos em Movimento – Pavilhão das indústrias nacionais com produtos orgânicos;
• EMBRAPA – Como parceira estratégica em que além do estande, organizará uma programação de conteúdo direcionado à inovação, sustentabilidade,tecnologia e melhores práticas no setor de alimentos e bebidas.
• Feira NEUTRA em Carbono – Parceria com Abrarastro e AgroCarbo360 para ser a 1° feira do setor no Brasil com selo de emissões baixas em Carbono.
 
Para saber mais, clique aqui.
 
Serviço:
 
ANUFOOD Brazil
 
Data: Abril 11-13, 2023
 
Horário: 10h -- 19h
 
Local: Distrito Anhembi
 
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 -- Jardim São Bento, São Paulo/SP
 
Créditos: Organização Anufood Brazil
 
 

, alimentação fora do lar, Anufood Brazil, food service, Koelnmesse Brasil, supermercado, varejo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3