Aquishow Brasil prorroga inscrições para prêmio Inovação Aquícola
Inscrições de cases em quatro categorias podem ser feitas até sábado (19/03)
15 de março de 2022
A Aquishow Brasil, em parceria com as plataformas de mídia Aquaculture Brasil e Seafood Brasil, prorrogou as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Inovação Aquícola. Interessados devem enviar seus cases até este sábado (19). O objetivo é reconhecer iniciativas capazes de provocar uma transformação real e perene em toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira.
São quatro categorias: Academia (para universidades e institutos de pesquisa); Produção (para cultivo de pescados); Beneficiamento /Produto Final (para empresas que processam pescados cultivados); e Políticas Institucionais (para projetos e iniciativas públicas ou privadas de organização e fomento setorial).
Na primeira fase de avaliação, todos os candidatos serão analisados por uma comissão de notáveis indicados pelas principais instituições relacionadas ao setor no Brasil. Eles atribuirão notas de 1 a 5 aos trabalhos, conforme critérios de inovação explícitos no formulário de inscrições.
Logo depois da definição dos três mais votados em cada categoria, serão abertas as votações on-line, no mesmo site. O público poderá escolher seus preferidos entre os dias 15 e 22 de abril.
Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de maio, durante a programação da 11ª Aquishow Brasil, em São José do Rio Preto. Todos receberão troféus e certificados.
“A edição anterior foi um verdadeiro sucesso e queremos repetir a dose. Os cases apresentados servem de inspiração para todos os players”, destaca Marilsa Fernandes, uma das integrantes da comissão organizadora da Aquishow Brasil.
Edição anterior
A 1ª edição do Prêmio Inovação Aquícola foi realizada em 2019, em Santa Fé do Sul, e contou com 46 cases. Foram premiados os melhores colocados em cinco categorias, sendo:
Produto final – “Biscoito de Pescado: um Case de Produto Saudável com Alto Valor Agregado”, de Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, do IP-APTA (Instituto de Pesca), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Políticas institucionais – “Introdução e Desenvolvimento da Criação do Camarão Marinho Litopenaeus Vannamei Realizada por Agricultores Familiares do Semiárido Pernambucano”, de Gilvan Pais de Lira Júnior, do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).
Beneficiamento – “Manejo Pré-abate Humanizado: Técnicas de Recepção e Espera Racionais e Insensibilização Pré-abate Através de Eletronarcose”, de Sheyla Vargas Baldi, da Agertek.
Academia – “Produção de Camarão Marinho em Águas Interiores”, de Fábio Rosa Sussel, do IP-APTA (Instituto de Pesca), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Produção – “Ostras da Amazônia: Negócios Sustentáveis”, de Ana Conceição Abreu de Sousa, do SEBRAE/PA (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Pará).
Aquishow Brasil
A Aquishow Brasil chega à sua 11ª edição e será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP). Anteriormente, o evento era feito em Santa Fé do Sul (SP), mas, devido à expansão do setor e ao crescimento da própria Aquishow, a mudança de sede para uma cidade com mais infraestrutura foi necessária.
Considerada a melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura nacional, a Aquishow Brasil terá palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.
O público também poderá conferir 91 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra. São esperados cerca de 5 mil visitantes, vindos de diferentes regiões do País e até do exterior.
A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento ainda conta com o apoio do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da feira. Interessados podem adquirir pacotes ou entradas avulsas, conforme as atividades escolhidas.
SERVIÇO:
2º Prêmio Inovação Aquícola
Inscrições: Até 19 de março
Votação popular: De 15 a 22 de abril
Cerimônia de premiação: 26 de maio
Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br/premio-inovacao/
aquiculturas, Aquishow Brasil, Eventos, feira de pescado, piscicultura, prêmio inovação aquícola, seafood brasil