Argentina certifica 1ª exportação de camarão ao Brasil após reabertura
Remessa consiste em 1.231 caixas de cauda de camarão congelado, 14 de camarão inteiro congelado e 84 de camarão descascado desfiado
23 de abril de 2021
O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina certificou a primeira exportação de camarão vermelho ou santana (Pleoticus muelleri) de Mar del Plata para o Brasil, após conseguir a reabertura do mercado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A liberação aconteceu em março pelo atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux (leia mais aqui).
A remessa consiste em 1.231 caixas de cauda de camarão congelado, 14 de camarão inteiro congelado e 84 de camarão descascado desfiado com um peso líquido total de 23.306 quilos. As informações são do portal do governo argentino.
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luis Basterra, acompanhado do Secretário da Agricultura, Jorge Solmi, da Chefe de Gabinete, Diana Guillen, e do Subsecretário de Pesca e Aquicultura, Carlos Liberman, receberam Mariano Retrivi e Julieta Martinez, diretores da empresa Buena Proa, que fez a primeira remessa para o Brasil da cidade de Mar del Plata.
“É muito importante avançar na agenda bilateral de abertura de mercados e intercâmbio bilateral entre os dois países, que inclui o acordo para a comercialização de camarão, uma das questões históricas que propusemos no início de 2020, com base na confiança e na seriedade do trabalho realizado pelos serviços de saúde dos dois países”, disse Basterra, que esteve no Brasil durante o mês de março, quando foram formalizados convênios com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Mapa, Teresa Cristina.
Na mesma direção, o vice-presidente da Senasa, Carlos Milicevic, destacou que “um mês após a reunião no Brasil e em decorrência das negociações realizadas e coordenadas entre os ministérios da Agricultura e Relações Exteriores e a Senasa, o mercado está aberto definitivamente ao camarão, uma excelente notícia, há muitos anos esperada pelo setor ”.
Na semana passada, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Cioli, contou ao programa Agro+, da Rede Bandeirantes, que três empresas argentinas já se inscreveram para voltar a exportar ao Brasil. Conforme ele, os US$ 50 milhões estimados inicialmente podem chegar ao dobro com as exportações.
Créditos da imagem: Pixabay
Buena Proa, camarão argentino, Daniel Cioli, exportação, Luis Basterra, Mapa, Teresa Cristina