Associados do IFB registram alta de 10,3% nas vendas em dezembro
Food Service

Associados do IFB registram alta de 10,3% nas vendas em dezembro

Pesquisa é realizada pelo Instituto Foodservice Brasil e reúne 17 redes de alimentação fora do lar

20 de fevereiro de 2024

De acordo com os dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), em parceria com a Mosaiclab, as 17 empresas associadas que abrangem a alimentação fora do lar fecharam o último mês do ano de 2023 com crescimento nominal de 10,3% nas vendas e real (descontado a inflação) de 5%, em relação ao mesmo período de 2022. 
 
Na comparação com mesmas lojas, o aumento nominal em dezembro/23 foi de 7% na comparação com dezembro/22; já no acumulado nominal do ano, o crescimento foi de 9,4% e nas mesmas lojas foi de 7,1% 
 
O estudo também mostra que a participação do canal delivery permanece estável para os estabelecimentos, representando 18,3% do total das vendas.   
 
As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 7,9% na comparação com dezembro do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 11,4%.   
 
Em relação ao número de transações, o aumento foi de 6,2% quando comparado ao mesmo mês de 2022. Já no acumulado do ano, o crescimento foi de 3,3%.   
 
Agora, quando se fala em ticket médio das redes, a evolução foi de 2,75% no período de um ano, chegando a R$ 37,60 em dezembro de 2023, contra R$ 36,50 em dezembro de 2022. 
 
Quanto ao número de lojas na comparação anual, o aumento foi de 1,3%, atingindo 7.029 unidades. Em dezembro/23, foram abertos 59 estabelecimentos (27 em centros comerciais e 32 em lojas de rua).
 
Por outro lado, 14 foram fechados (7 em centros comerciais e 7 em lojas de rua). Os quiosques, que representam locais comerciais compactos, com um ponto de atendimento e menu reduzido da marca, apresentaram aumento de 2%, conforme o mesmo período de 2022, chegando a 3.341 unidades contra 3.276 em dezembro de 2022. 
 
 “O IDF é um importante indicador de vendas realizado exclusivamente com os associados do IFB e reúne análises que influenciam diretamente a performance do setor. Vemos que o último mês de 2023 trouxe expectativas de progressos constantes para o ano que se inicia, destacando um cenário mais estável e positivo”, comenta Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.  

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3