Atuns japoneses super frozen chegam ao Brasil com tecnologia inédita
Varejo

Atuns japoneses super frozen chegam ao Brasil com tecnologia inédita

Evento da Jetro e da OK Corporation na Japan House apresentou peixes ultracongelados a -60°C a chefs e profissionais da gastronomia

25 de novembro de 2025

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


A Japan House recebeu um evento da JETRO — órgão do governo japonês que promove o comércio entre Brasil e Japão — em parceria com a OK Corporation, de Yaizu (Shizuoka), para apresentar os novos atuns super frozen importados do Japão. A equipe da Seafood Brasil esteve in loco no evento no dia 13 de outubro e traz os detalhes para você a seguir.

Cerca de 60 profissionais da gastronomia participaram do encontro, que contou com a presença do cônsul-geral adjunto do Japão em São Paulo, Jiro Takamoto, e do diretor da JETRO, Tetsuya Inoue. Eles destacaram o valor cultural do atum e a diferença do pescado japonês, congelado com tecnologia que mantém o sabor e a textura originais.


Entendendo as diferenças do atum super frozen

Enquanto o transporte tradicional ocorre a -20°C, os atuns super frozen chegam ao Brasil a -60°C. Segundo o sócio-diretor da OK Corporation, Roberto Silveira, o ultracongelamento preserva cor e sabor, desde o barco até o armazenamento. O corte é feito em até 5 minutos e o descongelamento exige técnica específica para manter a qualidade.

A novidade também garante fornecimento durante o defeso, entre janeiro e fevereiro, quando o peixe escasseia e o preço sobe.

Durante o evento, os participantes degustaram três tipos de atum — kihada, maguro (nas versões akami, toro e chutoro) e binchou —, espécies tradicionais na culinária japonesa. Para o chef André Kawai, presidente da Associação Geral de Sushi do Brasil, a chegada desses produtos representa um avanço para a gastronomia japonesa no país.

Já o chef e sake sommelier Vinicius Ikeda, do Oriental Sushya e Oriental Izakaya, destacou a troca entre profissionais e o potencial de crescimento do mercado.

Por fim, o evento também apresentou o arroz japonês “Komeya no okome”, importado pela Tradbras e produzido pela Niigata Nosho. Segundo Inoue, cresce no mundo todo a busca por ingredientes japoneses autênticos, seguros e de alta qualidade.

Para conferir a cobertura completa do evento, não perca a Seafood Brasil #61 que sai no próximo mês!  

 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Divulgação

atum, atum super frozen, Brasil, Japan House, Japão, japonês, JETRO, OK Corporation

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3