Brasil busca reabertura de exportação de pescado à UE na Seafood Expo
Indústria

Brasil busca reabertura de exportação de pescado à UE na Seafood Expo

Considerada a maior feira do mercado de pescado do mundo, a Seafood Expo Global se encerra nesta quinta-feira (28)

28 de abril de 2022

Considerada a maior feira do mercado de pescado do mundo, a Seafood Expo Global, que se encerra nesta quinta-feira (28), também serviu como oportunidade para aprofundar as tratativas para a retomada das exportações de pescado brasileiro para a Comunidade Europeia e o Reino Unido. 
 
“O Brasil deu dois passos importantes durante esses dias em Barcelona”, disse à Seafood Brasil Eduardo Lobo Nasvlasky, presidente da Abipesca e da Câmara Setorial de Produção e Indústria de Pescados.  
 
Conforme Lobo, o primeiro passo importante foi da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) em duas reuniões importantes com o Reino Unido. “O Reino Unido depois do Brexit está de portas abertas e acho que a gente vai conseguir desobstruir a relação bilateral com eles antes mesmo da comunidade europeia”, falou.
 
“O Reino Unido representava quase 60% de tudo que o Brasil enviava para a comunidade europeia. Então, houve uma reunião do setor público com o privado e as autoridades do Reino Unido trocando informações sobre espécies e oportunidades, tanto na compra como para venda na equivalência sanitária”, completa.
 
Em relação a Europa, Lobo destaca que também houveram reuniões paralelas. “Ontem, o Brasil também deu um passo importante na relação para elevar essa vontade da abertura do mercado comum europeu. O Brasil convidou os maiores empresários da pesca da Europa para um pequeno coquetel junto aos empresários brasileiros que estavam presentes em Barcelona. Houve uma interlocução de ambas as partes e acordou-se uma movimentação para que o processo saia da inércia e muitos negócios aconteceram durante esse evento”, finaliza Lobo.
 
O secretário da SAP, Jairo Gund, reforçou à Seafood Brasil que o evento serviu para a realização de contatos, tanto com países exportadores para o Brasil, quanto importadores de vários lugares do mundo. “Foi excelente essa reunião porque a gente conseguiu reunir o setor privado europeu de frente a vários empresarios brasileiros e pudemos fazer uma boa comunicação com a ANFACO e a Europeche e explicar o histórico, o que avançou e que estamos desde dezembro aguardando a UE se manifestar”, disse.
 
“Saímos daqui com o apoio de todo o setor privado brasileiro e europeu nas articulações em seus países para que a gente possa ter essa positiva ação por parte da UE. O que depende para retomar as exportações à UE por parte do governo brasileiro já está feito e  só depende da UE consolidar porque cumprimos o prometido”, completa Gund.

Eduardo Lobo, evento de pescado, exportações, feira de pescado, frutos do mar, indústria de pescado, Jairo Gund, peixes, pescado, Reino Unido, SAP, Seafood Expo Global, Seafood Processing Global

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3