Brasileiro está mais disposto a comer em bares e restaurantes
Pesquisa também revelou que espaços abertos e bem ventilados são importantes na decisão do local de consumo
06 de abril de 2022
O consumidor brasileiro está aumentando a disposição para consumir presencialmente, em espaços abertos e bem ventilados nestes primeiros meses do ano, revelou a 5ª edição da pesquisa “Como a covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação”, da Galunion Consultoria.
Com o avanço da vacinação e aparecimento de novas variantes, agora, no início de 2022, o estudo buscou identificar quais os hábitos e preferências dos consumidores que irão prevalecer nesse momento.
Conforme a pesquisa, 46% dos participantes reveram que sentem-se dispostos a comer em bares e restaurantes. Na pesquisa de julho de 2021, apenas 30% estavam com a mesma intenção. Destes participantes, 37% responderam que evitam comer em bares e restaurantes ante 44% em julho de 2021.
Já 17% dos participantes revelaram falta de disposição para a alimentação em bares e restaurantes, enquanto em julho de 2021, eram 26%.
Pesquisa Galunion
A pesquisa também revelou que espaços abertos e bem ventilados são importantes na decisão do local de consumo. Dos respondentes, 50% preferem locais com espaços de consumo bem ventilados, como mesas em varandas ou salões com grandes janelas. Na sequência, 40% dos entrevistados escolheram espaços abertos e ao ar livre, como mesas nas calçadas.
Já apenas 4% preferem praças de alimentação em shoppings ou centros comerciais e 6% dos entrevistados optaram por locais com salão interno.
Entre os principais insights da 5ª edição, ainda temos:
- Estabilidade de pessoas trabalhando e maior tendência a trabalho híbrido;
- Maioria pretende manter ou reduzir gastos com alimentação fora do lar;
- Higiene e Limpeza, Preço justo e Comida gostosa continuam sendo os principais atributos para escolha do local de consumo;
- Crescimento da importância da digitalização e automação em diversas etapas da jornada do consumidor
- Grande busca por comidas gostosas para se premiar ou confortar, porém a tendência saudável está presente em muitas ocasiões!
- Influência cada vez maior de ações e posicionamento ESG das marcas na intenção de compra do consumidor
Para a pesquisa foram realizadas 1103 entrevistas com consumidores a partir de 18 anos, das classes ABC entre os dias 11 e 17 de fevereiro de 2022.
Créditos: Pixabay
alimentação fora do lar, bares, Covid-19, estudo, Galunion Consultoria, pesquisa, restaurantes