Carcinicultores de RN recebem Bolsonaro e equipe nesta sexta-feira(21)
Presidente deverá liberar apoio ao Banco do Nordeste para uma linha de financiamento à carcinicultura da região
20 de agosto de 2020
Nesta sexta-feira (21), os carcinicultores do Rio Grande do Norte vão receber a visita do presidente, Jair Bolsonaro. Os encontros acontecerão nos municípios de Mossoró e Ipanguaçu e contarão também com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina. Também estarão presentes os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, das Comunicações, Fábio Faria. E também os presidentes do Banco do Nordeste do Brasil, Romildo Rolim e da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
No Nordeste, Bolsonaro deverá assinar um protocolo de apoio do Banco do Nordeste para uma linha de financiamento à carcinicultura da região, conforme revelou à Seafood Brasil o presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Camarão (ANCC), Origenes Monte. Segundo ele, a abertura de crédito será em um valor "bem considerável”, o que demonstrará “uma boa vontade do Banco em relação à carcinicultura”.
“Isso é muito importante porque durante muito tempo nós passamos para o Banco do Nordeste como uma atividade não grata. Agora, as coisas estão dando sinais de que vão melhorar”, destacou o presidente da ANCC.
A ministra Tereza Cristina também deverá assinar uma portaria autorizando a importação de genética de matrizes do camarão vannamei. “Será uma revolução para o setor. Dará maior competitividade, maior produção, resistência e sobrevivência aos plantéis”, frisou Monte. A liberação da importação da genética de matrizes é uma demanda antiga dos carcinicultores do Rio Grande do Norte que estão tentando a autorização há alguns anos.
Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), também destacou a importância dos encontros. “Trata-se de um passo importante para o fortalecimento do setor carcinicultor, pois contempla as ‘condições financeiras’ e de ‘boas práticas de manejo’ para que possamos crescer e participar ativamente dos promissores mercados: Brasileiro e Internacional”, declarou Rocha em mensagem aos associados.
Segundo ele, com o fortalecimento institucional da ABCC, acredita-se que até 2030 o setor estará produzindo 500.000 toneladas de camarão e exportando US$ 1 bilhão de dólares.
ABCC, ANCC, Banco do Nordeste, camarão, carcinicultura, Jair Bolsonaro, Mapa, Tereza Cristina